ENTRE A LEGALIDADE E A LEGITIMIDADE: OS DESAFIOS E AVANÇOS DO NEABI NA IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO CURRÍCULO

Autores

  • Márcia Moreira Custódio Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM
  • Talita Lucas Belizário de Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021037

Palavras-chave:

Educação, IFTM, Institucionalização

Resumo

Em virtude do reconhecimento da necessidade da inclusão da temática étnico-racial na educação, este artigo analisa se os objetivos propostos no Regulamento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – NEABI/IFTM, no tocante à inserção da temática étnico-racial no currículo do IFTM, são alcançados por meio das ações desenvolvidas pelo NEABI. Para o encaminhamento da análise, o recurso metodológico empregado na pesquisa foi documental, sendo realizado estudo do Regulamento do NEABI/IFTM, bem como o mapeamento das ações do NEABI no contexto de 02 (dois) campi do IFTM, a fim de verificar se a atuação desses Núcleos atende ao exposto no documento que os rege.  A partir de perspectivas teóricas que discutem a Rede Federal de Educação e currículo, concluiu-se que há necessidade de se estabelecer estratégias e planos visando à institucionalização efetiva do NEABI.

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Biografia do Autor

Márcia Moreira Custódio, Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM

Professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Quilombo Neabi – GEPQUIN/IFTM. Doutora em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Talita Lucas Belizário de Oliveira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM

Servidora Técnica de Laboratório do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Mestra em Geografia da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Quilombo Neabi – GEPQUIN/IFTM.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Moreira Custódio, M., & Lucas Belizário de Oliveira, T. (2021). ENTRE A LEGALIDADE E A LEGITIMIDADE: OS DESAFIOS E AVANÇOS DO NEABI NA IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO CURRÍCULO. Revista Ciranda, 5(3), 217–231. https://doi.org/10.46551/259498102021037

Edição

Seção

Educação Racial e Étnico-racial