CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Celma Maria Neves Ribeiro Escola Estadual Rotary de Uberlândia – MG

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021030

Palavras-chave:

arte, educação especial, inclusão

Resumo

A linguagem artística possui diversas possibilidades de motivar o aluno a expressar seus sentimentos, suas emoções, o encantamento, o ver, ouvir, sentir e o agir, seja através da pintura, da escultura, do teatro, da música e da dança. Nesse sentido, é possível estimular e provocar uma reflexão para despertar a consciência e favorecer a aprendizagem, bem como a socialização da criança com deficiência. A pesquisa bibliográfica buscou refletir sobre as contribuições da Arte no processo de inclusão escolar. Os pressupostos da pesquisa é que a Arte se destaca como ferramenta pedagógica na Educação Especial, ou seja, se apresenta como importante contribuição no desenvolvimento das potencialidades das crianças com deficiência, além disso, fortalece a aprendizagem social. Dentre os resultados, observa-se que a construção de uma escola inclusiva ainda é um desafio no Brasil, mas possível de se tornar uma realidade. Diante disso, considera-se que para incluir é preciso promover a pertença, promover o pertencimento no espaço escolar, ou seja, fazer com que a aprendizagem se torne uma realidade para todos.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Maria Neves Ribeiro, C. (2021). CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Ciranda, 5(3), 100–112. https://doi.org/10.46551/259498102021030

Edição

Seção

Educação Inclusiva