ESCOLA, ALUNO E TOPOFILIA - ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JURAMENTO/MG

Autores

  • Jordan Vinicius Dias Limeira

Palavras-chave:

Geografia. Corrente Humanística. Categoria Lugar.

Resumo

O presente trabalho discute a Geografia enquanto ciência e a imersão como disciplina escolar. Discutimos a categoria Lugar, sendo essa uma peça chave da pesquisa, pois por ela desenvolvemos uma pesquisa na Escola Estadual Francisco Sá da rede pública no município de Juramento no Norte de Minas Gerais com os alunos do 3º ano do ensino médio, retratando a percepção que os mesmo possuem em relação a escola, tendo como base autores que trabalham a corrente humanística e os sentimentos topofílicos. A metodologia usada consistiu em pesquisa bibliográfica, trazendo autores que tratam da percepção do indivíduo com o Lugar, no qual agrega diversos sentimentos topofílicos, tidos como topofilia ou topofobia. Sendo o Lugar espaço de construção de relações, destacamos a importância de referenciar os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia junto com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com foco no Ensino Médio. Assim sendo, para essa pesquisa objetivamos fazer um resgate do desdobramento da ciência Geográfica, passando por alguns momentos importantes de sua transformação, destacando a escola enquanto lugar privilegiado de registros, memórias, conhecimento e aprendizagem. Teve como objetivo também verificar as diferentes percepções dos alunos em relação a escola a partir dos sentidos humanos. Por fim apontamos que os sentimentos topofílicos em relação a escola predominam dentre os estudantes entrevistados.

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Publicado

2020-03-25

Como Citar

Vinicius Dias Limeira, J. (2020). ESCOLA, ALUNO E TOPOFILIA - ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JURAMENTO/MG. Revista Ciranda, 4(1), 177. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/1586

Edição

Seção

Resumo Simples