QUE CURRÍCULO QUEREMOS E DESEJAMOS CONSTRUIR NAS ESCOLAS EM UM FUTURO PÓS-PANDÊMICO?

Autores

  • Erika Mariana Abreu Soares UFVJM, FAVAG

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022021

Palavras-chave:

Currículo, Educação Libertadora, Desejar, Querer

Resumo

Este texto procura pensar a educação como prática libertadora problematizando o currículo
desenvolvido dentro das instituições escolares. Um currículo que hierarquiza as relações, reproduz
modelos de ensino, imprime rotina, demanda repetição e representação de conteúdos programáticos
sem estimular o pensamento reflexivo e crítico do/a aluno/a. Por outro lado, é possível construirmos
um currículo que a criticidade esteja presente no diálogo entre o/a professor/a e o/a aluno/a, onde as
palavras pronunciadas se tornam forças para vivenciarmos uma educação libertadora. Para orientar
essa problematização escolhi os estudos e pesquisas acerca da filosofia da diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Mariana Abreu Soares, UFVJM, FAVAG

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e
Mucuri (UFVJM) e da Faculdade do Vale do Gorutuba (FAVAG).

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. 7. ed. São

Paulo: Perspectiva, 2016.

CORAZZA, Sandra Mara. Uma vida de professora. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. 2. ed.

São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua

portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Rev. Psicologia em Estudo,Maringá,

v.6, n.1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

KOHAN, Walter O. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo

Horizonte: Vestígio, 2019.

LARROSA. Jorge. Tremores:escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo, desejo e experiência. Rev.Educação & Realidade,

Porto Alegre, v. 34, p. 277-293, 2009.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Rev.Cadernos de Pesquisa, São Luís,

v.40, p. 591-609, 2010.

PARAÍSO, Marlucy. O currículo entre a busca por “bom desempenho” e a garantia das

diferenças. In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva e SANTOS, Lucíola. (org.).

Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: currículo, ensino

de educação física; ensino de geografia; ensino de história; escola, família e comunidade.

Belo Horizonte: Autêntica, 2010a.p. 132-152.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Um currículo entre formas e forças. Rev. Educação, São Carlos.

v.38, n.1, p. 49-58, jan./abr. 2015.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Uma vida de professora que forma professoras/es e trabalha

para o alargamento do possível no currículo. Curitiba: BrazilPublishing, 2019.

SCHÉRER, René. Aprender com Deleuze. Rev. Educação e Sociedade, Campinas, v.26,

n.93, p. 1183-1194, set./dez. 2005.

SCHÖPKE, Regina. Dicionário filosófico: conceitos fundamentais. São Paulo: Martins

Fontes, 2010.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio Janeiro: Sinergia, 2004.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Abreu Soares, E. M. (2022). QUE CURRÍCULO QUEREMOS E DESEJAMOS CONSTRUIR NAS ESCOLAS EM UM FUTURO PÓS-PANDÊMICO?. Revista Ciranda, 6(02), 111–119. https://doi.org/10.46551/259498102022021

Edição

Seção

Artigos