GEOGRAFIA E INCLUSÃO: O TRABALHO DE CAMPO COMO ALIADO AO ENSINO/APRENDIZAGEM DAS PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO

Autores

  • Dulce Pereira dos Santos
  • Fredson dos Reis Nunes

Resumo

Tendo em vista a necessidade de se repensar a inclusão escolar de pessoas com deficiências frente às demandas do mundo contemporâneo, a intensa mobilidade de pessoas, a escolaridade obrigatória e a consequente diversificação do corpo discente, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver e apresentar uma importante contribuição metodológica para o ensino da Geografia que é o trabalho de campo em um ambiente espeliográfico com deficientes visuais, tendo como propósito incentivar a mudança de atitudes em relação ao tratamento dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE’s). O trabalho utiliza o estudo de caso como estratégia de pesquisa com um grupo de alunos cegos e com pessoas que têm vivência e experiência com o enfoque temático, além de análises bibliográficas e documentais e a técnica de observação direta. Os resultados encontrados confirmam que o trabalho de campo configura-se como uma importante metodologia, capaz de otimizar o desenvolvimento pessoal, social e educativo, enriquecendo assim o processo de ensino e aprendizagem na educação inclusiva.

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

Pereira dos Santos, D., & dos Reis Nunes, F. (2020). GEOGRAFIA E INCLUSÃO: O TRABALHO DE CAMPO COMO ALIADO AO ENSINO/APRENDIZAGEM DAS PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO. Revista Ciranda, 1(1), 66–75. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/475

Edição

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Artigos

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