INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SALA DE AULA: SUPORTE PARA DOCENTES NA ERA DIGITAL

Auteurs

  • Graziella Fernandes de Castro Colégio Marista São José

DOI :

https://doi.org/10.46551/259498102025027

Mots-clés :

Docência, Educação, Inteligência Artificial, Tecnologia educacional

Résumé

Na era digital, marcada pelo uso cada vez mais intenso da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) se consolida como uma ferramenta promissora de suporte ao trabalho docente. Nesse sentido, o presente artigo busca refletir sobre as possibilidades e os desafios do uso da IA como apoio pedagógico para os professores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e em relatórios técnicos de instituições nacionais, com dados recentes sobre tecnologia e educação no Brasil. Esses documentos corroboram a premissa de que a IA pode contribuir significativamente para a prática docente, favorecendo a elaboração de materiais didáticos, a automatização de tarefas burocráticas, a personalização do ensino e o fornecimento de feedback individualizado, entre outros aspectos. Entretanto, os desafios são diversos: vão desde a falta de capacitação adequada e a sobrecarga de trabalho docente até a desigualdade de acesso às tecnologias e os riscos éticos relacionados ao uso de algoritmos, incluindo a reprodução de preconceitos. Ainda assim, a IA não deve ser entendida como substituta da ação docente, mas como uma possibilidade de suporte, capaz de conferir agilidade em determinadas demandas e ampliar a qualidade e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que, quando utilizada de maneira crítica, ética e responsável, essa tecnologia pode potencializar a valorização da dimensão humana da docência e contribuir para a redução da sobrecarga de trabalho dos professores.

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Références

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Publiée

2025-12-05

Comment citer

Fernandes de Castro, G. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SALA DE AULA: SUPORTE PARA DOCENTES NA ERA DIGITAL. Revista Ciranda, 9(02), 94–109. https://doi.org/10.46551/259498102025027

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