Trajetória do curso de Geografia na Universidade Estadual de Montes Claros-MG: compromisso com a formação docente

Autores

  • Débora Ariane Santos Guia Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Gildette Soares Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Formação de professores. Geografia. Unimontes

Resumo

A qualidade da educação básica e superior de um país está diretamente associada à formação dos educadores. Especificamente nos cursos de licenciatura em Geografia, é essencial que o acadêmico detenha conhecimentos sólidos acerca da Ciência Geográfica, tenha didática, ética, habilidades e competências para desenvolver atividades de forma pedagogicamente adequada à demanda assim que ingressar no mercado de trabalho. Neste sentido, este estudo tem por objetivo apresentar uma trajetória do curso de graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Para tanto foi realizada pesquisa bibliografia e entrevistas com profissionais atuantes e que já atuaram no curso. O curso de Geografia iniciou em 1964, nas instalações do Colégio Imaculada Conceição sendo transferido um ano após para o casarão centenário da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM). Em 1992 foi incorporado ao Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes gozando de melhor estrutura para capacitar educandos para o exercício da docência, tornando-o assim um professor. Desde 1996 o curso regular e gratuito funciona em Montes Claros e Pirapora, muitos são os desafios a serem enfrentados para engrandecimento do curso, no entanto o mesmo tem se destacado em nível nacional.

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Biografia do Autor

Débora Ariane Santos Guia, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Gildette Soares Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestre em Geografia; Professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

GUIA, D. A. S.; FONSECA, G. S. Trajetória do curso de Geografia na Universidade Estadual de Montes Claros-MG: compromisso com a formação docente. Revista Cerrados, [S. l.], v. 10, n. 01, p. 57–77, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/3011. Acesso em: 28 mar. 2024.