A interação de estudantes do Instituto Federal de Goiás com as plantas medicinais e as plantas alimentícias não-convencionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rc24482692202309

Palavras-chave:

Etnobotânica, Fitoterapia, Alimentação

Resumo

O uso de plantas medicinais no tratamento e na cura de enfermidades remonta à antiguidade e surgiu com a própria humanidade. Planta medicinal é toda planta que exerce alguma ação terapêutica sobre os organismos vivos. As plantas alimentícias não-convencionais (PANC) são comumente chamadas de “daninhas”, pois florescem entre as plantas cultivadas. As PANC são espécies com grande importância ecológica e econômica, sendo que várias espécies são alimentícias, mesmo que atualmente em desuso pela maior parte da população. A etnobotânica desponta como o campo interdisciplinar que compreende os estudos e a interpretação do conhecimento, significação cultural, manejo e usos tradicionais dos elementos da flora. Este trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica das interações entre estudantes de dois campi dos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) com as plantas medicinais e as plantas alimentícias não-convencionais. Para tanto, uma pesquisa foi conduzida nos campi Águas Lindas e Senador Canedo, localizados na periferia das duas maiores metrópoles do Centro-Oeste. Um questionário contendo 23 questões sobre o assunto foi aplicado junto aos estudantes de todos os cursos ofertados pelos dois campi, contabilizando participação de mais de 90% do público discente das duas unidades. Os resultados foram tratados e chegou-se à conclusão de que existe maior interação com as plantas medicinais do que com as PANC. Porém, percebeu-se que o assunto carece de aprofundamento junto a esses estudantes, dado a sua importância. O IFG pode atuar em diversas frentes para suprir essa carência, educando para a vida, para a emancipação desses indivíduos e contribuindo para o seu bem-estar.

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Biografia do Autor

Rodrigo Marciel Soares Dutra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Senador Canedo (GO), Brasil

É Graduado em Química Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestre em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente é Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Senador Canedo.

Endereço: Rodovia GO-403, Km 7, Quinhão 12-E, Senador Canedo-GO, CEP: 75.264-899.

Fernanda Keley Silva Pereira Navarro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Águas Lindas de Goiás (GO), Brasil

É Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestra em Ciências pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Águas Lindas.

Endereço: Rua 21, Área Especial 4, Jardim Querência, Águas Lindas de Goiás-GO, CEP: 72.910-733.

Mariana do Prado e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Senador Canedo (GO), Brasil

É Graduada em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Mestra em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Senador Canedo.

Endereço: Rodovia GO-403, Km 7, Quinhão 12-E, Senador Canedo-GO, CEP: 75.264-899.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

DUTRA, R. M. S.; NAVARRO, F. K. S. P.; SILVA, M. do P. e. A interação de estudantes do Instituto Federal de Goiás com as plantas medicinais e as plantas alimentícias não-convencionais . Revista Cerrados, [S. l.], v. 21, n. 01, p. 212–244, 2023. DOI: 10.46551/rc24482692202309. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/6034. Acesso em: 28 abr. 2024.

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