Uma leitura do dossiê da Revista Brasileira de Educação em Geografia (2014): ora compêndios, ora livros escolares, ora livros didáticos

Autores

DOI:

10.22238/rc24482692201917024765

Palavras-chave:

Ensino. Livro didático. Revista Brasileira de Educação em Geografia.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a análise de treze artigos publicados, em forma de um dossiê, na Revista Brasileira de Educação em Geografia vol. 4, n. 8, de 2014. Tal edição conta com vários autores de diversas universidades, tanto nacionais como internacionais, e trata de temas relativos à Geografia escolar e livros didáticos. A proposta deste artigo está inserida em um campo de pesquisa recente, contudo amplo, que estuda livros didáticos de Geografia. Na perspectiva da pesquisa documental, de caráter inventariante, todos os artigos foram inicialmente lidos. A leitura culminou com o mapeamento das instituições dos autores por estados, além de uma sistematização por meio de tabelas. Os artigos demonstram haver conexões entre os conteúdos dos livros didáticos e a história do pensamento geográfico. Nos próprios artigos podem ser notadas articulações das análises com a epistemologia da ciência de referência, a Geografia, mas de maneira e intensidade diferente cada qual. A principal convergência é quanto ao conceito de região, que é trabalhada em praticamente todos os livros didáticos. Os organizadores do dossiê tiveram o cuidado de apresentar ao debate acadêmico artigos que abordam matizes e reflexões diversas sobre autores e seus livros didáticos. Os livros didáticos são importantes elementos da cultura escolar. Eles se renovam a cada época em um movimento convergente ao das políticas educacionais. Como tema de pesquisa, o estudo do livro didático não se esgota: ele se renova a cada época.

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Biografia do Autor

Bruno Falararo de Mello, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Possui Graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). 

João Pedro Pezzato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). 

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

MELLO, Bruno Falararo de; PEZZATO, João Pedro. Uma leitura do dossiê da Revista Brasileira de Educação em Geografia (2014): ora compêndios, ora livros escolares, ora livros didáticos. Revista Cerrados, [s. l.], v. 17, n. 02, p. 47–65, 2019. DOI: 10.22238/rc24482692201917024765. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/35. Acesso em: 14 jul. 2024.