Expressões de novas centralidades no espaço intra-urbano: a área central e o subcentro Major Prates em Montes Claros/MG

Autores

  • Iara Soares de França Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Beatriz Ribeiro Soares Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Palavras-chave:

Cidades médias. Centralidades. Área central. Intra-urbano. Subcentros.

Resumo

Nas cidades médias as áreas centrais recebem grande circulação e fluxos de pessoas, mercadorias e capitais, que possibilitam o consumo e a dinâmica
econômica desses espaços. Um fenômeno importante na configuração atual dessas cidades é a descentralização da área central. A partir do crescimento
de Montes Claros/MG, sua área central transformou-se. Tal fator vem provocando a descentralização econômica e formação de novas centralidades, como os subcentros. Desta forma, o referido trabalho tem como objetivo discutir o subcentro Major Prates como expressão de novas centralidades de Montes Claros/MG. Para esse estudo realizou-se revisão da literatura sobre temática específica, bem como a utilização de fontes primárias (entrevistas). Foram feitas entrevistas com pessoas chaves, como os donos de empreendimentos comerciais e de serviços localizados no subcentro Major Prates que possuem filial na área central da cidade, a fim de compreender as razões da expansão de seus negócios para determinadas áreas da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Soares de França, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Profa. do Departamento de Geociências da Unimontes e Doutoranda em Geografia/UFU.

Beatriz Ribeiro Soares, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Profa. Dra. Instituto de Geografia/IG – UFU.

Referências

AMORIM FILHO, O. B., BUENO, M. E. T. e ABREU, J. F. Cidades de porte médio e o programa de ações sócio-educativo-culturais para as populações carentes do meio urbano em Minas Gerais. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro –

SP, v. 2, n. 23-24, 33-46, 1982.

AMORIM FILHO, O.B. A Morfologia das Cidades Médias. Goiânia: Vieira, 2005.

CARLOS, A. F. A. A reprodução da cidade como negócio. In: CARLOS, A. F. A.; CARRERAS, C. (org.). Urbanização e Mundializacão: estudos sobre a metrópole. São Paulo: Contexto, p.29-37. 2005.

CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1989.

FRANÇA, I. S. de. A cidade média e suas centralidades: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado em Geografia. UFU – Uberlândia, MG, 2006. 240 f.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico de Montes Claros. Minas Gerais. 2000.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (Coord. geral), Caracterização da atual configuração, evolução e tendências da rede urbana do Brasil: determinantes do processo de urbanização e implicações para a proposição de políticas públicas. Mimeografado, Brasília, 1999.

PINTAUDI, S M. São Paulo, do centro aos centros comerciais: uma leitura. In: In: OLIVEIRA, A. U. de; CARLOS, A. F. A. (org.). Geografia das metrópoles. São Paulo: Contexto, 2006. p.213-218.

SANTOS, M. Economia Espacial. São Paulo: Edusp, 2003.

SOARES, M. T. de S . Bairros, bairros suburbanos e subcentros. In:

BERNARDES, L. M. C.; SOARES, M. T. de S. (Orgs.) Rio de Janeiro: Cidade e

Região. Rio de Janeiro: Secretaria municipal de Cultura: Dep. Geral de Doc.

e Inf. Cultural, 1987, p. 121-133.

SOARES, B. R.. Repensando as cidades médias brasileiras no contexto da globalização. Presidente Prudente (SP): Pós-Graduação em Geografia –FCTUNESP, n. 6, 1999, p. 55-63.

SOARES, B. R.; BESSA, K. C. F. O. Especificidades da urbanização nas áreas de cerrado Brasileiro: a importância das cidades médias. Mimeo, 2000.

VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. 2a. edição. São Paulo: Fapesp, 2001.

Downloads

Publicado

2007-12-31

Como Citar

FRANÇA, I. S. de; SOARES, B. R. Expressões de novas centralidades no espaço intra-urbano: a área central e o subcentro Major Prates em Montes Claros/MG. Revista Cerrados, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 11–28, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2924. Acesso em: 20 jun. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)