Mudanças do uso e ocupação da terra a partir da expansão urbana e as influências climáticas sobre a morfodinâmica no município do Recife/PE entre 1975 e 2015

Autores

  • Adriana Cassiano da Silva Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Osvaldo Girão da Silva Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Drielly Naamma Fonsêca da Silva Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Antônio Carlos de Barros Corrêa Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

Palavras-chave:

Uso e Ocupação da Terra, Variabilidade Climática, Riscos, Urbanização.

Resumo

O presente artigo analisou a evolução do uso e ocupação de terra no período de 1975 a 2015 no município do Recife-PE, em conjunto com a variabilidade climática, bem como a percepção dos riscos geomorfológicos a partir da produção no espaço e suas repercussões sobre a morfodinâmica. Foram utilizados procedimentos metodológicos baseados em mapas de uso e ocupação da terra, ortofotocartas e em imagens de satélite, além da análise do panorama geral do comportamento do clima. A combinação da investigação do comportamento climático com o processo de ocupação nas unidades geomorfológicas favoreceu para identificação de riscos ambientais que proporcionaram suporte científico acerca da dinâmica espacial, assim como, uma ferramenta para o planejamento e gestão ambiental e territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Cassiano da Silva, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

possui graduação e mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente faz parte do Laboratório de Geomorfologia do Quaternário – LabGequa, Grupo de Estudo do Quaternário do Nordeste – GEQUA, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Osvaldo Girão da Silva, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de Ciências Geográficas.

 

Drielly Naamma Fonsêca da Silva, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

possui graduação e mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Antônio Carlos de Barros Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de Ciências Geográficas.

Referências

ANDREOLI, Rita Valéria, KAYANO, Mary Toshie. A importância Relativa do Atlântico Tropical Sul e Pacífico Leste na variabilidade de precipitação do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 22, p. 63-74, 2007.

CAVALCANTI, Iracema F. A. FERREIRA, Nelson J., DIAS, Maria Assunção., JUSTI, Maria Gertrudes A., Clima e Tempo no Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

CORRÊA, Antônio Carlos de Barros. Unidades geoambientais do Recife. Trabalho apresentado na disciplina Metodologias de Pesquisa em Geografia Física. Recife, Departamento de Ciências Geográficas, UFPE, 2004. 7 p. (mimeogr.).

CORRÊA, Antônio Carlos de Barros., CAVALCANTI, R. C. S., AZAMBUJA, Renata Nunes. Urbanização e Dinâmica Geomorfológica no Nordeste Brasileiro: análise comparativa de dois cenários. In: I Simpósio de Geografia Física do Nordeste Universidade Regional do Cariri, Crato, CE. 2007.

FERREIRA, Antônio Geraldo. MELLO, Namir Giovani da Silva. Principais Sistemas Atmosféricos Atuantes sobre a Região Nordeste do Brasil e a Influência dos Oceanos Pacífico e Atlântico no Clima da Região. Revista Brasileira de Climatologia, Vol. 1, No 1., 2005. 14p.

Food and Agriculture Organization of the United Nations – FAO.Land cover classification system classification concepts and user manual software version (2).Rome, 2005.

GALVÃO, Diogo Cavalcanti. Uma contribuição para o entendimento dos fatores que provocam deslizamentos nos morros do Grande Recife: O relevo, a ocupação e o clima. Revista HUM@NAE v.8 n. 2, 2014. 15p.

GIRÃO, Osvaldo. CORRÊA, Antônio Carlos Barros. GUERRA, Antônio José Teixeira. Influência da climatologia rítmica sobre áreas de risco: o caso da Região Metropolitana do Recife para os anos de 2000 e 2001. In: Revista de Geografia, UFPE/DCG-NAPA: Recife, Jan/Abr v.23, nº1, 2006.

_____. Manual técnico de uso da terra. 3ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. 172p. (Manuais técnico em Geociências, n. 7).

MOLION, Luiz Carlos Baldicero, BERNARDO, Sergio de Oliveira. Uma revisão da dinâmica das chuvas no nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 2, 2002.

ROSA, Roberto. Introdução ao sensoriamento remoto. Uberlândia: Ed. UFU, 2007. 248 p.

SILVA, Adriana Cassiano. Reconstrução Quaternária da Dinâmica Geomorfológica a partir das Análises dos Depósitos do Baixo Curso do Rio Capibaribe. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2016. 188p.

TAVARES, Renato, MENDONÇA, Francisco. Ritmo Climático e Risco Socioambiental Urbano: Chuvas e Deslizamentos de Terra em Ubatuba-SP (BR) entre 1991 E 2009. VI Seminário Latino-Americano de Geografia Física II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física Universidade de Coimbra, Maio de 2010. 13p.

VAREJÃO-SILVA, Mário Adelmo. Meteorologia e climatologia. Versão digital 2. Recife 2006.

Downloads

Publicado

2016-06-26

Como Citar

SILVA, A. C. da .; SILVA, O. G. da .; SILVA, D. N. F. da; CORRÊA, A. C. de B. Mudanças do uso e ocupação da terra a partir da expansão urbana e as influências climáticas sobre a morfodinâmica no município do Recife/PE entre 1975 e 2015. Revista Cerrados, [S. l.], v. 13, n. 01, p. 33–49, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1421. Acesso em: 1 jul. 2022.