Produção do espaço, ordenamento do território e criminalidade: o caso da cidade da Praia, Cabo-Verde

Autores

  • Gilson Bento Correia Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, Pará, Brasil.
  • Carlos Tavares Universidade de Cabo Verde – UNICV, Praia, Distrito Federal, Cabo Verde.

DOI:

https://doi.org/10.22238/rc24482692v14n12016p125a139

Palavras-chave:

Produção do Espaço; Ordenamento do Território; Criminalidade; Cidade da Praia.

Resumo

O artigo aborda uma discussão sobre a produção do espaço, ordenamento do território e criminalidade na cidade da Praia com base nas análises tendo como referência os conceitos do espaço e território. O trabalho tem como objetivo analisar a forma como o espaço da cidade da Praia é produzido, ordenado e como isso pode influenciar na prática dos crimes. Os resultados obtidos mostram que diferentes atores produzem ações no espaço urbano da cidade de acordo com as relações do poder, e a maioria dessas ações realizadas no espaço da cidade da Praia não estabelece uma norma no ordenamento do território, principalmente nas áreas urbanas informais/espontâneas, tornando um fator preponderante na prática de alguns crimes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Bento Correia, Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, Pará, Brasil.

Possui Graduação em Geografia e Ordenamento do Território pela Universidade de Cabo Verde (UNICV). Atualmente é Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil.

Carlos Tavares, Universidade de Cabo Verde – UNICV, Praia, Distrito Federal, Cabo Verde.

Possui Graduação em Geografia e Planejamento Regional, Mestrado em Gestão do território e Doutorado em Geografia e Planejamento Territorial pela Universidade de Nova Lisboa (UNL/Portugal). Atualmente é Professor Colaborador da Universidade de Cabo Verde (UNICV) e Técnico do Instituto Nacional de Gestão do Território de Cabo Verde.

Referências

GASPAR, Jorge. Conceito de Ordenamento do Território, 1995. Disponível em: http://ftp.igeo.pt/instituto/cegig/got/17_Planning/Files/indicadores/conceito_ot.pdf.7

CHAGAS, Clay. Geografia, segurança pública e a cartografia dos homicídios na Região Metropolitana de Belém. In: Boletim Amazônico de Geografia, v.1, n. 1, jan-jun/2014.

CORRÊA, Roberto. Espaço Urbano, Editora Ática, São Paulo, 2005.

CORREIA, Gilson; CHAGAS, Clay; SOARES, Lucélia. Desordenamento territorial e a sua relação com a criminalidade: o caso da cidade da Praia. Anais do XII Encontro Nacional da ANPEGE. Presidente Prudente, 2015. p. 326-38.

CONDESSO, Fernando. Ordenamento do Território, Administração e Políticas Públicas, Direito Administrativo e Desenvolvimento Regional. Publicação ISCSP, Lisboa, 2004.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2014.

_____________ .Lógica formal, lógica dialética,Rio de Janeiro, Civilização brasileira, 1995.

NASCIMENTO, Judite Medina. O crescimento urbano e a estrutura funcional da Cidade da Praia. Dissertação (Mestrado em geografia), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2003.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Editora Ática, 2011.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 2006.

SAQUET, M. A; SILVA, S.S. Milton Santos: Concepções de geografia, espaço e território. ISSN 1981-9021 - Geo UERJ - Ano 10, v.2, n.18, 2º semestre de 2008. p. 24-42.

SILVEIRA, Enoque. Áreas Residenciais Clandestinas na Cidade da Praia: Caso Latada e Achada Eugénio Lima Trás. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território e Urbanismo), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, 2011.

TAVARES, Carlos. A política de solos na política urbana: a sua relevância na cidade da Praia-Cabo Verde. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território), Universidade Nova de Lisboa, 2006.

TEIXEIRA, Tiago; ANDRADE, Áurea. O conceito de território como categoria de análise. Anais do XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. Porto Alegre, 2010. p. 1-8.

Downloads

Publicado

2016-09-28

Como Citar

CORREIA, G. B. .; TAVARES, C. Produção do espaço, ordenamento do território e criminalidade: o caso da cidade da Praia, Cabo-Verde. Revista Cerrados, [S. l.], v. 14, n. 01, p. 125–139, 2016. DOI: 10.22238/rc24482692v14n12016p125a139. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1414. Acesso em: 26 abr. 2024.