O cerrado como o “berço das águas”: potencialidades para a educação geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22238/rc244826922019170186113

Palavras-chave:

Cerrado. Ensino de Geografia. Conservação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância hidrológica do Cerrado e do seu conhecimento no processo de ensino-aprendizagem na Geografia Escolar. Discutir o Cerrado a partir do termo “berço das Águas”, requer a compreensão de que, embora a água seja um recurso natural renovável, sua dinâmica de circulação no ambiente tem sido afetada pela sociedade, comprometendo sua qualidade e disponibilidade. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, relativas aos temas Cerrado, ensino de Geografia e impactos ambientais, e análises de dados primários, disponibilizados pela CPRM, ANA, IBGE e EMBRAPA. Com o intuito de apresentar os resultados obtidos, estruturou-se o presente artigo em três tópicos. No primeiro, discute-se as potencialidades hídricas do domínio morfoclimático do Cerrado. Na sequência, aborda-se os recursos hídricos e sua importância para o Cerrado. Por fim, apresentam-se algumas possibilidades para a conservação desse domínio por meio do ensino de Geografia. Diante disso, conclui-se que, o uso correto dos recursos hídricos requer a construção do conhecimento sobre o Cerrado na Educação Básica. E que a análise em torno dessa temática não pode ser encaminhada criando cisões entre problemas ambientais e sociais, pelo contrário, deve primar pela conscientização, no sentido da construção de cidadãos autônomos.

Palavras-chave: Cerrado. Ensino de Geografia. Conservação.

 

THE CERRADO AS THE "BERRY OF THE WATERS": potentialities for geographical education

ABSTRACT 

This article aims to discuss the hydrological importance of the Cerrado and its knowledge in the teaching-learning process in School Geography. Discussing the Cerrado from the term "cradle of Waters" requires the understanding that, although water is a renewable natural resource, its dynamics of circulation in the environment has been affected by society, compromising its quality and availability. To achieve this objective, bibliographic research was carried out, related to the Cerrado, geography teaching and environmental impacts, and primary data analyzes made available by CPRM, ANA, IBGE and EMBRAPA. In order to present the results obtained, the present article was structured in three topics. In the first, we discuss the water potential of the Cerrado morphoclimatic domain. In the sequence the water resources and its importance for the Cerrado. Finally, some possibilities are presented for the conservation of this domain, through the teaching of Geography. Therefore, it is concluded that, the correct use of water resources requires the construction of knowledge about the Cerrado in Basic Education. And that, the analysis, around this issue, can not be addressed by creating divisions between environmental and social problems, but, on the contrary, should be based on awareness, in the sense of building autonomous citizens. 

Keywords: Cerrado. Geography Teaching. Conservation. 

LE CERRADO COMME LE “BERCEAU D’EAUX”: des potentialités pour l’éducationographique

RÉSUMÉ

Cet article a l’objectif de discuter l’importance hydrologique du Cerrado et as conaissance à l’enseignement de Géographie à l’école. Discuter le Cerrado avec le terme “Berceau d’eaux” il faut avoir la compréhension de la dynamique de la circulation à l’environnement que compromet la qualité et la disponibilité de cette ressource naturel, même s’il est renouvelable. Pour atteindre cet objectif, on a fait des recherches bibliographiques sur les thèmes Cerrado, l’enseignement de géographie, des impacts environnementaux et des analyses de données primaires, disponible par CPRM, ANA, IBGE et EMBRAPA. Avec l’intention de présenter les résultats obtenus, on a structuré l’article en trois sujets. D’abbord on a discute des potentialités de l’eau. Après on approche les ressources en eau et son importance pour le Cerrado. Enfin, on a présent quelques possibilités pour la conservation de ce domaine au moyen de l'enseignement de Géographie. Il est conclu que l’utilisation correcte des ressources en eau nécessite de la construction de la connaissance sur le Cerrado à l’école elementaire. L’analyse sur ce thème ne peut pas créer des divisions entre des problèmes environnementaux et des problèmes sociaux, au contraire, il faut considérer la prise de conscience pour la construction des citoyens autonomes.

Mots-clés: Cerrado. Enseignement de Géographie. Conservation.

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Biografia do Autor

Clara Lúcia Francisca Souza, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Rosane Borges de Oliveira, Universidade Federal de Goiás -UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Diego Nascimento Mustafé , Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Keila Alves Campos Nunes , Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Eliana Marta Barbosa de Morais, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Possui Graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

SOUZA, C. L. F. .; OLIVEIRA, . R. B. de; MUSTAFÉ , . D. N.; NUNES , . K. A. C.; MORAIS, . E. M. B. de. O cerrado como o “berço das águas”: potencialidades para a educação geográfica. Revista Cerrados, [S. l.], v. 17, n. 01, p. 86–113, 2019. DOI: 10.22238/rc244826922019170186113. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1021. Acesso em: 25 abr. 2024.