Gênero e a profissão de enfermagem: Mulheres, simbologias, condutas e vestimentas em meados do século XX

Gender and the nursing profession: women, symbologies, behaviors and clothing in the mid-20th century

Autores

Palavras-chave:

Moda, Mulher, Enfermeiras, Simbologia, Condutas

Resumo

As construções epistemológicas acerca da mulher enfermeira e das questões de gênero foram estabelecidas por meio dos seus uniformes, condutas e símbolos presentes em sua profissão e na relação com o universo da moda, onde, buscamos contextualizar fatos comportamentais e culturais em meados do século XX. Nesta perspectiva creiamo-nos que a justificativa deste artigo se dá devido à carência bibliográfica no campo acadêmico que se destine ao entendimento da história da mulher com a sua entrada na profissão de enfermagem e a sua analogia com a moda, sendo que, as vestimentas da mulher enfermeira leva consigo um grande valor simbólico. O uniforme feminino de enfermagem, no contexto historiográfico, demonstra-se componente indispensável para o entendimento de condutas da profissão e também perante as questões de gênero que a permeiam. Diante disso, a pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como objeto. Isto porque é possível reconhecer as principais características do trabalho a ser realizado. Quanto à metodologia, o trabalho em mãos faz a opção pelo método (dialético). Esta opção se justifica porque o método escolhido permite entender o ser humano como um ser ativo e de relações e que o conhecimento é construído por esse sujeito na sua relação com os outros e com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Bastos Maranezi, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em História na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Estudante do "La-moda"- Laboratório de Estudos e Pesquisas em História, moda e cultura (CNPQ). E-mail: felipebmaranezi@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1271-3430.

Natália Scarabeli Zancanari, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Maringá na linha de pesquisa: História, Cultura e Narrativas. E-mail: nataliazancanari@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4253-2086.

Referências

ALMEIDA PERES, Maria Angélica; DE ALENCAR BARREIRA, Ieda. Significado dos uniformes de enfermeira nos primórdios da enfermagem moderna. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v.7, n.1, p. 25-38, 2003.

APPADURAI, Arjun (Org.). The social life of things: commodities in cultural perspective. New York: Cambridge University Press, 1986.

BASSANEZI, Carla. Mulheres dos anos dourados. PRIORI, Mary Del (org.). História das mulheres no Brasil. 8ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, jan./abr. 1991.

DE LUCA, Tania Regina. Mulher em revista. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.); PEDRO, Joana Maria (org.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018.

DIAS, C. C.; PIETROBELLI, C. S., Reflexões sobre moda e gênero: Uma teoria da reapropriação e resistência. In: XIV Colóquio de Moda – XI edição Internacional – XIII Fórum das Escolas Dorotéia Baduy Pires – V Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. 2018, Curitiba/PR.

FARIAS, Rita de Cássia Pereira. Entre a igualdade e a distinção: a trama social de uma grande empresa corporificada no uniforme de trabalho. 2010. Tese de Doutorado. Tese de doutorado em antropologia social. Campinas–Unicamp.

FINCO, Daniela. Questões de gênero na educação da pequena infância brasileira. Studi sulla Formazione/Open Journal of Education, v. 18, n. 1, p. 47-57, 2015.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. Editora Companhia das Letras, 1995.

LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

MATOS, Maria Izilda, BORELLI, Andrea. Espaço feminino no mercado de trabalho. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.); PEDRO, Joana Maria (org.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018.

MOREIRA, R. O avião e o passageiro. In: Pereira MC, Ribeiro S. (orgs.). Os voos da psicologia no Brasil: estudos e práticas na aviação. Rio de Janeiro: Departamento de Aviação Civil – DAC; 2001

PASSOS, Elizete. De anjos a mulheres: ideologias e valores na formação de enfermeiras. SciELO-EDUFBA, 2012.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Trad. Ângela M. S. Côrrea. São Paulo: Contexto, 2019.

PINSKY, Carla Bassanezi. Mulheres dos anos dourados. São Paulo: Contexto, 2014.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e realidade, UFRGS, v. 20, nº 2, 1995.

SILVA, Maria Isabele; ALBERTON, Mario Henrique. A lei do feminicídio 13.104/2015 e seus impactos no Estado do Paraná. Revista de Estudos Jurídicos, v. 2, n. 29, 2019.

SIMILI, Ivana Guilherme. Educação e produção de moda na segunda guerra mundial. Cadernos Pagu, 31, 2008.

______. CAMACHO, Priscila; PONTE, Pollyanna. Educação e Moda: Uniformes de Enfermagem na Segunda Guerra Mundial. Moda Palavra e-periódico, v. 3, n. 6, 2010.

Downloads

Publicado

2020-04-15

Como Citar

Bastos Maranezi, F., & Scarabeli Zancanari, N. (2020). Gênero e a profissão de enfermagem: Mulheres, simbologias, condutas e vestimentas em meados do século XX: Gender and the nursing profession: women, symbologies, behaviors and clothing in the mid-20th century. Caminhos Da História, 22(2), 31–44. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2001

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)