Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Tenho ciência de que a não atualização do meu perfil com a informação de vínculo institucional e ORCID inviabilizarão a publicação do meu trabalho, caso ele seja aprovado.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

  1. Apresentação

Caminhos da História é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

  1. Política editorial

2.1. Titulação mínima para publicação

Mestrado completo é a titulação mínima exigida para os/as autores/as.

Excepcionalmente serão aceitas colaborações enviadas por mestrandos/as (quando em coautoria com mestres ou doutores). Além de trabalhos em português, a revista aceita tambén contribuições em inglês e espanhol.

A revista recebe, apenas, textos de no máximo 2 coautores.

2.2. Tipos de trabalhos publicados

Aceita trabalhos inéditos sob a forma de artigos e ensaios, além de resenhas de livros em História. A Revista está aberta a contribuições de outras áreas do conhecimento, desde que os artigos submetidos tenham vínculos explícitos com o campo da História.  

Os trabalhos podem ser propostos em português, espanhol ou inglês, desde que apresentados originalmente à revista.

2.3. Avaliação dos trabalhos

A decisão sobre a publicação cabe à Comissão Editorial, que recusará preliminarmente os trabalhos que não se adequarem ao escopo e às normas da revista. Os que atenderem a tais requisitos serão enviados a pareceristas externos, seguindo o sistema blind review, em que as identidades do autor e dos pareceristas são mutuamente omitidas.

Os pareceristas podem indicar:

  1. a) a publicação do trabalho em sua forma atual;
  2. b) a publicação com modificações pontualmente sugeridas;
  3. c) a reapresentação do trabalho para nova avaliação após a realização de modificações substanciais, ou
  4. d) a recusa da publicação.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

2.4. Direitos e responsabilidade autorais

Com o envio de seus trabalhos, os autores cedem integralmente seus direitos autorais à Caminhos da História. A revista não está obrigada a devolver os originais recebidos. As afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

  1. Envio dos trabalhos

3.1. Pelo sítio da Revista (https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/about/submissions). Neste caso, o autor deve seguir as instruções contidas nos “Submissões Online”.

  1. Formatação dos trabalhos

4.1. Dimensões dos textos

Artigo inédito e original: entre 6 mil e 10 mil palavras, incluindo título, notas de rodapé e bibliografia). 

Resenhas de livros: devem ter até 3.000 palavras (incluindo título, notas de rodapé e bibliografia).

Os artigos e resenhas devem conter as seguintes informações sobre autoria: nome completo sem abreviações, titulação acadêmica, filiação institucional, Programa de pós-graduação stricto-sensu ao qual se vincula, cargo que ocupa, endereço eletrônico e número de registro ORCID iD (orcid.org).

Os artigos devem conter versões do título em português, inglês e espanhol, sendo acompanhados de um resumo contendo entre 150 e 200 palavras, também em português, inglês e espanhol. Deve conter de forma clara uma síntese de propósitos, dos métodos empregados e das principais conclusões do trabalho. Por último, cinco palavras-chave em português e inglês (separadas por ponto e vírgula).

As colaborações devem ser enviadas em espaçamento 1,5; fonte Times New Roman, tamanho 12; margens de 3 cm; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL). As citações com mais de três linhas devem ser recuadas da margem esquerda (4 cm), sem aspas, em corpo 11 e espaçamento simples.

Imagens: tabelas, quadros, figuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser submetidos no espaço onde deverão constar nos textos. Imagens digitais devem ter alta resolução (não interpoladas), formato JPEG. Tabelas, gráficos e quadros devem estar incorporadas no arquivo Word, com indicação de títulos e fontes. Todas as imagens devem ser numeradas e legendadas, com indicação da fonte. O autor deve estar atento à permissão para uso de cada uma das imagens (ou indicar se gozam da condição de Domínio Público). Casos especiais poderão ser considerados pelo Conselho Editorial.

4.2. Citações e notas de rodapé

Citações bibliográficas no próprio texto deverão seguir a forma: Autor, data, página.

As notas deverão ser de natureza substantiva, aparecendo no rodapé, preferencialmente sem ultrapassar 6 linhas e restringindo-se a comentários adicionais ao texto. Citações bibliográficas no próprio texto deverão seguir a forma (Autor, data, página).

As notas de rodapé devem ter caráter estritamente explicativo, preferencialmente sem ultrapassar 6 linhas.

4.3. Referências 

Ao final do artigo deverão ser listadas as referências, em ordem alfabética, observando-se as regras da ABNT NBR 6023:2018, exemplificadas nos modelos abaixo:

Livro:

FONSECA, Claudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.

Livro eletrônico (tipo e-book):

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

Capítulo de livro:

CATROGA, Fernando. Memória e História. In: PESAVENTO, Sandra (Org). Fronteiras do milênioPorto Alegre: Editora da UFRGS, 2001, p. 43-69.

Artigo em periódico:

CARVALHO, José Murilo de. República, democracia e federalismo no Brasil, 1870-1891. Varia Historia, v.27, n. 45, p. 395–423, 2011. 

Artigo de periódico on-line:

ASDAL, Kristin; JORDHEIM, Helge.Texts on the Move: Textuality and Historicity Revisited. History and Theory, v. 57, n. 1, p. 56-74, 2018. DOI 10.1111/hith.12046. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/hith.12046. Acesso em: 9 abr. 2019.

Tese ou dissertação:

SALLES, Bruno Tadeu Salles. Constituir a amizade, romper os vínculos, estabelecer o compromissoa dinâmica dos equilíbrios senhoriais sob a perspectiva das comendadorias templárias de Vaour, Richerenches e Bayle (séc. XII e XIII). 2013. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013.

Trabalhos apresentados em eventos:

ARAÚJO, Rodrigo Cardoso. O polêmico Corsário, um pasquim da Corte Imperial (1880-1883). In: SEMINÁRIO DIMENSÕES DA POLÍTICA NA HISTÓRIA: ESTADO, NAÇÃO, IMPÉRIO, I, 2007, Juiz de Fora. Anais[...]. Juiz de Fora: Clio Edições, 2007, p. 500-501.

Artigos em jornais:

GLEISER, Marcelo. Newton, Einstein e Deus. Folha de S.Paulo, 13 jun. 2010. Ilustrada, p. A23.

Texto disponível na internet:

BENTIVOGLIO, Julio. Precisamos falar sobre o currículo de História. Café História, 15 mai. 2017. Disponível em:  https://www.cafehistoria.com.br/curriculo-de-historia/. Acesso em: 18 abr. 2019.

Ocorrências do mesmo autor: a ABNT NBR 6023:2018 não utiliza mais “______.“ e omite o nome de um autor. Por isso, o sobrenome e nome devem ser repetidos.

4.4. OBSERVAÇÃO: Não serão aceitos artigos ou resenhas fora das normas estipuladas acima.

Dossiê

Política padrão de seção

Artigos Livres

Política padrão de seção.

Política de Privacidade

Los autores que publican en la revista deben estar de acuerdo con los siguientes términos:

A. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).

B. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.

C. Los autores tienen el permiso y están estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (por ejemplo: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier momento, antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede dar lugar a alteraciones benéficas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado.