A metodologia da preguiça: concepções sobre o processo criativo em um manuscrito musical de Mário de Andrade

The methodology of laziness: conceptions about the creative process in a musical manuscript by Mário de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn.2317-0875v28n1p.141-154

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Processo criativo, Cultura popular, Música, Canção

Resumo

Na leitura de Macunaíma, principal romance de Mário de Andrade, logo se percebe que a preguiça está no centro dos acontecimentos. Um levantamento documental mostra que essa questão se potencializa nas pesquisas desse autor sobre os processos de criação da poesia cantada no Brasil. A preguiça, nesse caso, está ligada a uma economia necessária à produção, fruto de um procedimento técnico, com suas origens nas tradições populares e nos embates culturais. Este artigo observa estudos que ajudam a analisar a ocorrência do termo preguiça na sociedade e na arte. Percorre pontos do pensamento musical modernista para relacionar com o manuscrito Poética popular de Mário de Andrade, pertencente ao arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

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Biografia do Autor

Maurício de Carvalho Teixeira, Faculdade Paulista de Artes (FPA)

Doutor em Letras, Universidade de São Paulo - USP, Professor da Faculdade Paulista de Artes. E-mail: mauriciodeteixeira@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9948-9982.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

de Carvalho Teixeira, M. (2023). A metodologia da preguiça: concepções sobre o processo criativo em um manuscrito musical de Mário de Andrade: The methodology of laziness: conceptions about the creative process in a musical manuscript by Mário de Andrade. Caminhos Da História, 28(1), 141–154. https://doi.org/10.46551/issn.2317-0875v28n1p.141-154