"Deu a louca na Chapeuzinho" e história: uma análise possível

"Deu a louca na Chapeuzinho" and history: a possible analysis

Autores

  • Alessandro de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Fábio Antunes Vieira Instituto Federal do Norte de Minas Gerias – IFNMG

Palavras-chave:

História, cinema, teoria, método, mídia

Resumo

A partir da década de 1970, o interesse dos historiadores pelo cinema como fonte de estudos cresceu consideravelmente. Entretanto, apesar das várias abordagens sobre o assunto, é notório que ainda existem lacunas teóricas e metodológicas não supridas, que dificultam uma maior exploração desse recurso em trabalhos de pesquisa. Nesse sentido, o propósito desse artigo é aguçar novas discussões sobre o tema, através da demonstração de que a História pode ser pensada a partir de desenhos animados, como o filme Deu a Louca na Chapeuzinho. Assim, nas páginas seguintes, discussões envolvendo teoria e
metodologia serão tecidas, tomando por base o saber histórico e a obra supracitada.

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Biografia do Autor

Alessandro de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Professor do Mestrado em História
pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Fábio Antunes Vieira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerias – IFNMG

Mestre em Desenvolvimento Social e Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes
Claros – Unimontes. Professor de Estudos Sociais / História do Instituto Federal do Norte de Minas
Gerias – IFNMG.

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Publicado

2013-01-02

Como Citar

de Almeida, A., & Antunes Vieira, F. (2013). "Deu a louca na Chapeuzinho" e história: uma análise possível: "Deu a louca na Chapeuzinho" and history: a possible analysis. Caminhos Da História, 18(1), 201–212. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3287

Edição

Seção

Artigos Livres