Segurança nacional, suspeição e sociedade disciplinar na Ditadura Militar Brasileira (1964-1985)

National secutiry, suspection and disciplinary society in Brazilian Military Dictatorship

Autores

  • Márcia Pereira da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP-Franca-SP)
  • Jean Carllo de Souza Silva Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus Passos (UEMG-Passos)
  • Luciano Pereira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Ditadura, Suspeição, Disciplina, Foucault

Resumo

O texto analisa como as leis de Segurança Nacional subsidiaram a estrutura oficial de espionagem e de delação espontânea que constituíram a “lógica da suspeição”, elemento fundamental para a compreensão da ditadura militar no Brasil. Para tanto, adotamos conceitos como “panoptismo” e “sociedade disciplinar” de Michel Foucault (2013) por considerarmos que a ditadura criou instrumentos legais que objetivavam implantar no corpo social uma vigilância onipresente, tornar tudo visível, ainda que ela mesma (a máquina da opressão cujas engrenagens eram os cidadãos comuns) fosse invisível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Pereira da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP-Franca-SP)

Professora Doutora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação de História da
Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca (UNESP-Franca). E-mail:
marciapereirasilva@gmail.com

Jean Carllo de Souza Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus Passos (UEMG-Passos)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas
Gerais – Campus Passos (UEMG-Passos). E-mail: jean.carllo@uol.com.br

Luciano Pereira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Doutor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar
em Estudos do Laser da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. E-mail: lpereira45@hotmail.com

Referências

BARROS, Alexandre; CHAVES, Luiz Guilherme Bacelar. Escola Superior de Guerra (ESG). In.: ABREU, Alzira Alves et al. (org.). Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós 1930. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 2001, pp.2018-2020.

BORGES, Nilson. A Doutrina de Segurança Nacional e os governos militares. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CAMPANHOLE, Adriano; CAMPANHOLE, Hilton Lobo. Constituições do Brasil. Compilação e atualização dos textos, notas, revisão e índices. 14 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

COIMBRA, Cecília Maria Bouças. Doutrinas de Segurança Nacional: banalizando a violência. In.: Psicologia em Estudo, vol. 5, n.2. Maringá/PR, 2000.

D’ARAÚJO, Maria Celina; SOARES, Glaucio Ary Dillon; CASTRO, Celso. Os anos de chumbo: a memória militar sobre a repressão. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

FICO, Carlos. Como eles agiam. Rio de Janeiro: Record, 2001.

FICO, Carlos. Espionagem, polícia política, censura e propaganda: os pilares básicos da repressão. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FICO, Carlos. Regimes autoritários no Brasil republicano. Conferência realizada por ocasião das provas do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Titular de História do Brasil da UFRJ, 2011, online. Disponívelem: http://sibila.com.br/cultura/regimes-autoritarios-no-brasil-republicano/10441.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42 ed. Petropolis/RJ: Vozes, 2014.

GABEIRA, Fernando. O que é isso companheiro? Rio de Janeiro: Codreci, 1979.

MAGALHÃES, Marionilde Dias Brepohl. A lógica da suspeição: sobre os aparelhos repressivos à época da ditadura militar no Brasil. In. Revista Brasileira de História, vol. 17, n. 34. São Paulo, 1997.

SILVA, Márcia Pereira da. A defesa legal do arbítrio: Os governos militares e a cultura da legalidade (1964-1985). Tese de doutoramento apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais. UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2005.

Downloads

Publicado

2015-01-02

Como Citar

Pereira da Silva, M., Carllo de Souza Silva, J., & Pereira da Silva, L. (2015). Segurança nacional, suspeição e sociedade disciplinar na Ditadura Militar Brasileira (1964-1985): National secutiry, suspection and disciplinary society in Brazilian Military Dictatorship. Caminhos Da História, 20(1), 81–94. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3179

Edição

Seção

Artigos Livres