A gestão do sistema único de assistência social no município de campos dos Goytacazes: uma análise da proteção social especial a partir do contexto do CREAS II

The management of the single social assistance system in the municipality of Campos dos Goytacazes: an analysis of special social protection from the context of CREAS II

Autores

  • Mirian de Freitas SILVA Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Geraldo Márcio Timótio Universidade Estadual do Norte Fluminense

Palavras-chave:

Assistência Social, Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Território, descentralização político-administrativa

Resumo

O presente trabalho pretende, à luz dos marcos legais que regulam a Assistência Social ─ como a Constituição Federal de (1988); a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS/1993); a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS/2005) –, conhecer como se estabelece no plano da realidade a nova dinâmica de gestão do SUAS, a fim de compreender os determinantes que orientam o processo de materialização do direito à política de proteção social especial. Trata-se, portanto, de uma reflexão crítica da Assistência, cujo ponto fulcral é a apreensão de sua implementação no município de Campos dos Goytacazes. Definiu-se como metodologia a pesquisa qualitativa fundamentada no referencial crítico-dialético, em que buscou a pesquisa bibliográfica e o uso de entrevista semiestruturada como ferramentas fundamentais na construção da pesquisa em tela.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian de Freitas SILVA, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Mestre em Políticas Sociais – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Email (mirianfreitas23@hotmail.com)

Geraldo Márcio Timótio, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PGPS), Email (geraldotiomoteo@gmail.com)

Referências

ALVES, A. A. F. O Protagonismo Sócio-Político da População nos Processos de Avaliação da Política de Assistência Social no Brasil. Libertas, Juiz de Fora, v.3, n.2, p. 103 - 126, jan-jun / 2009.

BRASIL. Constituição, 1988. Constituição; Republica Federativa do Brasil, 1988. Brasília, Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Lei Orgânica da Assistência Social. Lei 8.742, de 07 de dezembro de 1993, publicada no DOU de 08 de dezembro de 1993, Brasília.

______. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Política Nacional de Assistência Social, Resolução nº145, 15 de outubro de 2004, publicada no DOU de 28 de outubro de 2004, Brasília.

______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, (2009).

______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004 e Norma Operacional Básica – NOB-SUAS. Brasília: nov. 2005b.

COUTO, Berenice Rojas. O Sistema Único de Assistência Social: Uma Nova Forma de Gestão da Assistência Social. In: Concepção e Gestão da Proteção Social não Contributiva no Brasil, Brasília, julho de (2009). Disponível em http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/publicacao_eletronica/muse/cursoscapacitasuas/assets/o-suas_uma-nova-forma-de-gest%C3%A3o-da-assintencia-social_berenice_couto2.pdf. Acesso em: Nov. de 2016.

COUTO, Berenice Rojas; YAZBEK, Maria Carmelita; SILVA, Maria Ozanira da Silva; RAICHELIS, Raquel. O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. São Paulo: Cortez, 2012.

JUNQUEIRA, L.A. P. & INOJOSA, R. M. Desenvolvimento Social e Intersetorialidade: Cidade Solidária, São Paulo, FUNDAP (mimeo), 1997.

MOTA, Ana Elizabete. O Mito da Assistência Social: ensaios sobre Estados, política e sociedade. São Paulo: Cortez, 2010.

PEREIRA, Potyara A. Pereira. Sobre a Política de Assistência Social no Brasil. Disponível em http://blogs.al.ce.gov.br/unipace/files/2011/12/08-Sobre-a-politica-de-assistencia-social-no-Brasil.pdf. Acesso em: março de 2016.

PASTORINI, Alejandra. A categoria “questão social em debate”. Questões da nossa época. São Paulo: Cortez, 2004.

PASTOR, Márcia. A Democratização da Gestão da Política de Assistência Social: fragmentos de um estudo. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rk/v10n2/a10v10n2.pdf. Acesso em: Nov. de 2016.

PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2014/2017. Campos dos Goytacazes/RJ.

SPOSATI, Aldaiza. Desafios para fazer avançar a política de assistência social no Brasil. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, Cortez, v. 22, n. 68, p. 5-16, nov. 2001.

STEIN, Rosa Helena. A descentralização político-administrativa na Assistência Social. In. Serviço Social & Sociedade, n. 59. São Paulo: Cortez, 1999.

SHONS, Selma Maria. Assistência Social entre a ordem e a “des-ordem”: mistificação dos direitos sociais e de cidadania. São Paulo: Cortez, 2003.

SILVA, Marta Borba. Assistência Social e seus Usuários: entre a rebeldia e o conformismo. São Paulo: Cortez, 2014.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.

YAZBEK, Maria Carmelita. Classes subalternas e assistência social. São Paulo: Cortez, 2015.

Downloads

Publicado

2017-05-01

Como Citar

SILVA, M. de F., & Timótio, G. M. (2017). A gestão do sistema único de assistência social no município de campos dos Goytacazes: uma análise da proteção social especial a partir do contexto do CREAS II: The management of the single social assistance system in the municipality of Campos dos Goytacazes: an analysis of special social protection from the context of CREAS II. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 14(1), 313–331. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1168

Edição

Seção

Artigos