Um legado na Educação pública: Brizola e o Programa Especial de Educação no Rio de Janeiro

Autores

  • Fernando Antonio da Costa Vieira IUPERJ/ Universidade Candido Mendes (UCAM)

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v19n1p76-93

Palavras-chave:

Brizola, Educação, Educação Integral

Resumo

Em 1982, Leonel Brizola foi eleito governador do estado do Rio de Janeiro. Empossado em 1983, iniciou uma política impactante na educação: a criação dos Centros Integrados de Educação Pública, os CIEP’s. Estudar o papel de Brizola na formulação do programa, seus impactos e questionamentos, é o eixo condutor do presente artigo. Para tal, o artigo irá se estruturar da seguinte forma: A retomada da democratização no país e o contexto das eleições de 1982. O papel do Rio de Janeiro como importante polo difusor de projetos educacionais ao longo da história do Brasil. Perceber como o governo Brizola buscou retomar não só o protagonismo do Rio de Janeiro, como recolocar a importância da educação pública na agenda política. A construção do programa e a sua receptividade será o último eixo de análises do artigo.

Palavras-chave: Brizola; Educação; Educação Integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antonio da Costa Vieira, IUPERJ/ Universidade Candido Mendes (UCAM)

Coordenador do Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia: Embates e Aproximações do IUPERJ/UCAM. Professor do programa de pós-graduação em Sociologia Política do IUPERJ/UCAM. Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. RJ: Jorge Zahar, 2001.

BOMENY, Helena. Salvar pela escola. O Programa especial de Educação. Lisboa, Sociologia, Problemas e Práticas, nº 55, pp. 41-67, 2007.

DALLABRIDA, Norberto. A Reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, Porto Alegre, v. 32, nº 2: p. 185-191, 2009.

FARIA, Lia C. de; VIEIRA DA SILVA, Rosemaria J. Uma experiência escolar fluminense: Histórias e narrativas do I Programa Especial de Educação (1983-1987). In: Criar Educação, V. 2, Nº1, 2013.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Escola pública de horário integral: Representações do jornal O Globo. Educação e Realidade, vol. 34, n 3, 2009.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Escolas na vitrine: Centros Integrados de Educação Pública (1983-1987). Estudos Avançados, Vol. 15, Nº 42, 2001.

MOREIRA, Luiza silva e SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Entre defesas e críticas aos Centros Integrados de Educação Pública. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, nº 30, 2019.

VIEIRA, Fernando Antonio da Costa. O Rio e o projeto de educação nacional. In: VIEIRA, Fernando Antonio da Costa e ROEDEL, Hiran (orgs.). Rio de Janeiro: Panorama sociocultural. RJ: Ed. Rio, 2004.

VILLELA, Heloísa, A Primeira Escola Normal do Brasil. In: NUNES, Clarice. O passado sempre presente. Campinas, Cortez, 1992.

RIBEIRO, Darcy. O Livro dos CIEPS. Rio de Janiero: Bloch, 1986.

Downloads

Publicado

2022-05-07

Como Citar

da Costa Vieira, F. A. . (2022). Um legado na Educação pública: Brizola e o Programa Especial de Educação no Rio de Janeiro. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 19(1), 76–93. https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v19n1p76-93

Edição

Seção

Dossiê