Identidades transnacionais como via para o universalismo genuíno: uma aproximação entre Léopold Senghor e Darcy Ribeiro (mediada por Gilberto Freyre e Leopoldo Zea)

Autores

  • Fabricio Pereira da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Andrés Kozel Universidad Nacional de San Martín (UNSAM)

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v19n2p.240-265

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro, Léopold Senghor, civilização, Identidades transnacionais

Resumo

Este artigo propõe comparar a negritude em Léopold Senghor e o latino-americanismo em Darcy Ribeiro. Estamos principalmente interessados em apontar como a noção de “civilização” aproxima os dois autores: o entendimento da civilização negro-africana como parte constitutiva de uma futura “civilização do universal” em Senghor, e a ideia de “civilização emergente” em Ribeiro. A chave para a comparação (e aproximação) entre ambos está em seus usos de civilização. E isto fica mais evidente ao colocá-los em diálogo com Gilberto Freyre e Leopoldo Zea. A fim de facilitar este encontro, é do nosso interesse lançar mão particularmente do Freyre lusotropical, que em sua reflexão remete a um encontro global de civilizações, e do Zea de América en la historia, que, ele próprio um leitor de Freyre, procura definir a posição da América com base em uma releitura crítica – via Toynbee – da filosofia da história de Hegel. O artigo pretende ser uma contribuição à história das ideias (ou história intelectual), bem como um convite ao diálogo com abordagens mais filosóficas destinadas a discutir formas de pensar a unidade e a diversidade das culturas e, em particular, o lugar dos povos não europeus na história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Pereira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Brasil. Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil. Email: fabriciopereira31@gmail.com. ORCID: 0000-0002-0266-4084.

Andrés Kozel, Universidad Nacional de San Martín (UNSAM)

Doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), México. Professor da Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), Argentina Email: andres.kozel@gmail.com. . ORCID: 0000-0003-0898-2806.

Referências

BARBOSA, Muryatan Santana. O TEN e a negritude francófona no Brasil. Recepção e inovações. RBCS, v. 28, n. 81, 2013.

BARTELSON, Jens. Acabando con el Imperio: Lusotropicalismo como ideología imperial. Relaciones Internacionales, n. 30, 2016.

BOELE VAN HENSBROEK, Pieter. African Political Philosophy, 1860-1995: an inquiry into families of discourse. Tese, University of Groningen, 1998.

BRAUDEL, Fernand. Las civilizaciones actuales: estudio de historia económica y social. Madrid: Tecnos, 1966.

CÉSAIRE, Aimé. Discours sur le colonialisme, suivi de Discours sur la Négritude. Paris: Présence Africaine, 2004.

DESCOLA, Philippe. Par-delà nature et culture. Paris: Gallimard, 2005.

DEVÉS, Eduardo. Pensamiento periférico: Asia-África-América Latina-Eurasia y algo más. Una tesis interpretativa global. Santiago: Ariadna, 2017.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Sociedade e Estado, 31(1), 2016.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

EL-MALIK, Shiera. Interruptive discourses: Léopold Senghor, African Emotion and the poetry of politics. African Identities, v. 13, n. 1, 2015.

FREI BETTO. Sinfonia Universal. A Cosmovisão de Teilhard de Chardin. São Paulo: Ática, 2003.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2019.

________________. O mundo que o português criou. São Paulo: É Realizações, 2010.

________________. Aventura e rotina. Sugestões de uma viagem à procura das constantes portuguesas de caráter e ação. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.

________________. Integração portuguesa nos trópicos. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, Centro de Estudos Políticos e Sociais, 1958.

KISUKIDI, Nadia Yala. Nostalgia and Postcolonial Utopia in Senghor’s Négritude. In: NIEMEYER, Katharina (ed.). Media and Nostalgia. Yearning for the Past, Present and Future. Londres: Palgrave Macmillan, 2014.

KOTHARI, Ashish, SALLEH, Ariel, ESCOBAR, Arturo, DEMARIA, Federico, ACOSTA, Alberto (orgs.). Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento. São Paulo: Elefante, 2021.

KOZEL, Andrés. El estudio de las ideas en el siglo XXI. Una propuesta de articulación desde el enfoque civilizacional. Wirapuru, n. 5, 2022.

_____________. Darcy Ribeiro y el concepto de civilización. Cuadernos Americanos, n. 164, 2018.

_____________. La idea de América en el historicismo mexicano. México: El Colegio de México, 2012.

KOZEL, Andrés, PEREIRA DA SILVA, Fabricio (orgs.). Os futuros de Darcy Ribeiro. São Paulo: Elefante, 2022.

LÖWY, Michael, SAYRE, Robert. Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade. São Paulo: Boitempo, 2015.

PEREIRA DA SILVA, Fabricio. Em busca da comunidade: caminhos do pensamento crítico na periferia global. São Paulo: Elefante, 2023.

RIBEIRO, Darcy. América Latina: a Pátria Grande. São Paulo: Global, 2017a.

______________. Gilberto Freyre. Uma introdução a Casa Grande & Senzala. In: Gentidades. São Paulo: Global, 2017b.

______________. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global, 2015.

______________. Utopia selvagem: saudades da inocência perdida. Uma fábula. São Paulo: Global, 2014.

RIPERT, Yohann. Senghor reading Marx. Marx Colloquium, Columbia University, 2016.

SCHOLL, Camille Johann. Léopold senghor e a lusofonia: entre conceitos, diálogos e recepções (1957-1988). Tese de Doutorado, PPGH, PUCRS, 2021.

SENGHOR, Léopold. O contributo do homem negro. In: SANCHES, Manuela Ribeiro (org.). Malhas que os impérios tecem. Textos anticoloniais, contextos pós-coloniais. Lisboa: Edições 70, 2011.

_________________. Ce que je crois: Négritude, francité et civilisation de l'universel. Paris: Grasset, 1988.

_________________. La négritude et l’Amérique latine. Nouvelle Revue des Deux Mondes, n . 2, 1974.

_________________. Senghor em diálogo. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiáticos, 1965.

_________________. The spirit of civilization or the laws of African negro culture. Presence Africaine, n. 8-9-10, 1956.

STAROBINSKI, Jean. La palabra civilización. Prismas. Revista de Historia Intelectual, n. 3, 1999.

TABOADA, Hernán, KOZEL, Andrés (comps.). En busca de la civilización latinoamericana. México: UNAM, 2022.

WALLERSTEIN, Immanuel. O universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007.

ZEA, Leopoldo. América en la historia. México: Fondo de Cultura Económica, 1957.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Pereira da Silva, F., & Kozel, A. (2023). Identidades transnacionais como via para o universalismo genuíno: uma aproximação entre Léopold Senghor e Darcy Ribeiro (mediada por Gilberto Freyre e Leopoldo Zea). Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 19(2), 240–265. https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v19n2p.240-265

Edição

Seção

Dossiê