Entrevista com Pablo Alabarces

Autores

  • Georgio Jorge de Souza Neto Universidade Estadual de Montes Claros
  • Sarah Teixeira Soutto Mayor Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, (UFJF).

Palavras-chave:

Futebol, Torcer, Modernidade

Resumo

O futebol, enquanto um fenômeno social com larga representação no cotidiano latino-americano, permite uma pluralidade de diálogos e olhares. No bojo do intento desse Dossiê, pensamos esta prática no interior das mudanças que vem ocorrendo ao longo especialmente das duas últimas décadas, demarcadas pela forte intervenção mercadológica e pelo processo de espetacularização (onde prevalece a lógica restritiva do consumo), impactando consideravelmente a sensibilidade de apropriação desta experiência esportiva, notadamente no ethos de torcer. Este cenário, comumente denominado de “modernização do futebol”, ou “futebol moderno”, precisa ser refletido e criticado pelos estudiosos do futebol, na espraiada seara das ciências sociais. Para isto, convidamos para uma entrevista/conversa o pesquisador e sociólogo Pablo Alabarces. Nascido na Argentina, PhD em Sociologia pela Universidade de Brighton, Alabarces é professor da Universidade de Buenos Aires e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas. Autor de Fútbol y pátria: el fútbol y las narrativas de la nación en la Argentina (Prometeo Libros, 2002) e de Crónicas del aguante: fútbol, violencia y política (Capital Intelectual, 2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgio Jorge de Souza Neto, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Estudos do Lazer. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil

Sarah Teixeira Soutto Mayor, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, (UFJF).

Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, (UFJF), Brasil. Professora do Departamento de Educação Física.

Downloads

Publicado

2021-08-13

Como Citar

de Souza Neto, G. J., & Soutto Mayor, S. T. . (2021). Entrevista com Pablo Alabarces. Revista Argumentos, 18(2), 150–159. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/4480

Edição

Seção

Dossiê