Leandro Tocantins e o lugar da Amazônia na Modernidade

Leandro Tocantins and the place of the Amazon in Modernity

Autores

Palavras-chave:

Leandro Tocantins, conservadorismo, pensamento político, Amazônia

Resumo

O presente artigo procura analisar o pensamento político de Leandro Tocantins, um dos mais destacados historiadores amazônidas. O autor procurou soluções para o desenvolvimento regional e para retirar a Amazônia da crise que a assolava desde o início do século XX. O seu projeto de futuro consistia na implantação de um pacto conservador na Amazônia que valorizasse a cultura regional ao mesmo tempo em que justificasse a ação forte do Estado para integração regional. Nesse âmbito, Leandro Tocantins apoiou a Ruptura de 1964, exercendo papel importante na administração estadual liderada por Arthur Cézar Ferreira Reis. Por fim, a metodologia adotada foi de caráter documental. Procuramos sistematizar a interpretação do autor na leitura das suas obras, ao ressaltarmos a forma particular de análise do autor em relação à função do Estado, o lugar da tradição na sociedade e a forma como interpretou a relação entre região e nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Lima da Silva, Instituto Federal do Amazonas

Professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Brasil, e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista/ Campus Araraquara (UNESP), Brasil. E-mail: ricardo.silva@ifam.edu.br.

Carlos Henrique Gileno, Universidade Estadual Paulista

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista/ Campus Araraquara (UNESP), Brasil. E-mail: cgileno@uol.com.br.

Ana Paula da Conceição Amorim Pedrosa, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. E-mail: ana.ecosolidária@gmail.com.

Referências

KIRK, Russell. A Política da Prudência. São Paulo: Editora Realizações, 2014.

LYNCH, Christian Edward Cyril. Conservadorismo Caleidoscópico: Edmund Burke e o Pensamento Político Do Brasil Oitocentista. São Paulo: Lua Nova, 2017.

MANNHEIM, Karl. Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1982.

MERCADANTE, Paulo. A consciência conservadora no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980.

RAMOS, Tereza. A Amazônia de Leandro Tocantins. Universidade Federal do Amazonas. Programa de Pós-graduação em Sociologia. Dissertação de Mestrado, Manaus, 2012.

RIBEIRO, Odenei de Souza. Tradição e Modernidade no Pensamento de Leandro Tocantins. Manaus: Editora Valer, 2015.

______________________ . Região e Conciliação. Manaus: Editora Valer, 2010.

TOCANTINS, Leandro. O Rio Comanda a Vida: uma interpretação da Amazônia. Rio de Janeiro: Editora Companhia Americana, 1972.

____________________. Vida, Cultura e Ação. Espírito Santo: Editora Arte Nova, 1969.

____________________. Amazônia: Natureza, Homem e Tempo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

Lima da Silva, R., Henrique Gileno, C., & Paula da Conceição Amorim Pedrosa, A. (2019). Leandro Tocantins e o lugar da Amazônia na Modernidade: Leandro Tocantins and the place of the Amazon in Modernity. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 16(2), 68–89. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/210

Edição

Seção

Dossiê