Possibilidades e restrições no acesso à cidade por jovens da periferia de Salvador

Possibilities and restrictions on access to the city by young people from the outskirts of Salvador

Autores

  • Thaisa da Silva Ferreira Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Juventude; cidade; periferia; Salvador

Resumo

O presente artigo analisa como se dá o acesso a cidade pela juventude a partir das narrativas de um grupo específico de jovens moradores de bairros periféricos de Salvador. Essas narrativas nos remete a importantes questões sobre espaços possíveis e espaços de restrições. Esse trabalho aponta que se por um lado as restrições de mobilidade são impostas de forma explícita devido a atuação da policia militar e pelos lideres do tráfico de drogas nos trajetos dos jovens, por outro a possibilidade de acesso a cidade de Salvador a partir de festas populares, como por exemplo, o carnaval,  também coloca em discussão o quanto esse acesso é de fato possível ou na verdade aponta para uma outra restrição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa da Silva Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás – UFG e pesquisadora no núcleo de estudos sobre criminalidade e violência - NECRIVI

Referências

AMPARO, Jaime. Topografias da violência: necropoder e governamentalidade espacial em São Paulo. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume 22 (2011), p. 108-134.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania. São Paulo. Ed. 34. 2000.

FLAUZINA, Pinheiro Ana Luiza. Corpo caído no chão: O sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. Dissertação de Mestrado-Universidade de Brasília. 2006.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento urbano. 5ª edição. Rio de Janeiro: ed. J.Olympio, 1977.

PERALVA, Angelina. Violência e democracia: o paradoxo brasileiro. São Paulo, Paz e Terra, 2000.

__________________Democracia e violência: a modernização por baixo. Lua Nova [online]. n.40-41, pp.217-240. 1997. Disponível em; <http://www.scielo.br/pdf/ln/n40-41/a10n4041.pdf> acessado 02.03.2015.

REIS, Vilma. Atucaiados pelo Estado: as políticas de segurança pública implementadas nos bairros populares de Salvador e suas representações 1991-2001. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal da Bahia – UFBA. 2005.

SILVESTRE, Giane; SCHLITTLER, Maria Carolina; SINHORETTO, Jacqueline. Juventude e violência policial no município de São Paulo. Revista Brasileira de segurança publica. São Paulo v. 10, n. 1, 10-35, Fev/Mar 2016.

TELLES, Vera. Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios/organizado Vera da Silva Telles, Robert Cabanes. São Paulo. 2006.

VILLAÇA, Flávio. O espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001.

WACQUANT, Loic. As duas faces do gueto. São Paulo. Boitempo. 2008

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

da Silva Ferreira, T. (2020). Possibilidades e restrições no acesso à cidade por jovens da periferia de Salvador: Possibilities and restrictions on access to the city by young people from the outskirts of Salvador. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 14(2), 199–215. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1129

Edição

Seção

Artigos