População quilombola e unidade de conservação: outro olhar sobre a paisagem de um parque urbano

Quilombola population and conservation unit: another look at the landscape of an urban park

Autores

  • Marcia Cristina de Oliveira Dias Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

unidade de conservação; população quilombola; paisagem; território; natureza.

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem dos conflitos socioambientais a partir da interpretação da paisagem pelo olhar dos integrantes de três comunidades remanescentes de quilombos localizadas no interior do Parque Estadual da Pedra Branca. Além do registro da polaridade entre o olhar da população nativa e o olhar institucional, entrevistas com os quilombolas, participação em eventos, reuniões e festividades, este trabalho é complementado por pesquisas documental e bibliográfica. À medida que os valores ambientalistas associam as belezas naturais à ideia de paisagem, o morador é identificado como um invasor e uma ameaça à conservação desta natureza/paisagem. Nesse cenário, resgatar a história sociocultural do maciço e entender que paisagem não é natureza, mas uma construção social, é essencial para a compreensão dos vários sentidos e representações atribuídos a este território transformado em Unidade de Conservação de Proteção Integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Cristina de Oliveira Dias, Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (UFRRJ). Mestrado em Ciências Sociais (UFRRJ). Professora de Sociologia (SEEDUC-RJ).

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Terras tradicionalmente ocupadas: processos de territorialização e movimentos sociais. In: Revista brasileira de estudos urbanos e regionais. São Paulo: Anpur, v. 6, n. 1, p. 9-32, mai. 2004.

BARRETO FILHO, H. T. Da Nação ao Planeta através da Natureza: uma abordagem antropológica das unidades de conservação de proteção integral na Amazônia brasileira. São Paulo, 2001. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo.

CÁCERES, Luz Stella Rodríguez. Pai Tertuliano, Vó Astrogilda e Pingo, o Guardião:

de Memórias Familiares a Patrimônio Cultural no Quilombo de Vargem Grande no Rio

de Janeiro (RJ). Patrimônio e Memória, São Paulo: Unesp, v. 13, n. 1, p. 201-226, jan- jun 2017.

CORRÊA, A. M. O Sertão Carioca. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, 1933. Reimpressão: Departamento de Imprensa Oficial. Secretaria Municipal Adm., 1936, 478 p.

DIEGUES, Antonio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Usp. 2001, 161 p.

FERNANDEZ, Annelise. Do sertão carioca ao Parque Estadual da Pedra Branca: a construção social de uma unidade de conservação à luz das políticas ambientais fluminenses e da evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LARRÈRE, Catherine e LARRÈRE, Raphael. Do bom uso da natureza: para uma filosofia do meio ambiente. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. 246 p.

OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de. Os cenários da paisagem. In: As marcas do homem na floresta: história ambiental de um trecho urbano de mata atlântica. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, p. 23-33, 2010.

PORTO, Helânia Thomazine. A importância de Griôs na socialização de saberes e de fazeres da cultura. Processo com, São Leopoldo, jun. 2016. Disponível em: <http://www.processocom.org/2016/06/01/a-importancia-de-grios-na-socializacao-de-saberes-e-de-fazeres-da-cultura/>. Acesso em: 12 out. 2017.

RAFFESTIN, Claude. E se a representação fosse apenas a invenção da moeda fiduciária do real?. In: Revista Formação. São Paulo: Unesp, v. 2, n. 14, p. 08-13, 2007.

SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural. São Paulo: Editora Peirópolis, 2005. 303 p.

SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, 652 p.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Cristina de Oliveira Dias, M. (2020). População quilombola e unidade de conservação: outro olhar sobre a paisagem de um parque urbano: Quilombola population and conservation unit: another look at the landscape of an urban park. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 14(2), 03–22. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1110

Edição

Seção

Artigos