Educação para a diversidade racial no contexto brasileiro: o contexto das leis 10639/2003 e 11645/2008

Education for racial diversity in brazil: the context of the laws10639/2003 and 11645/2008

Autores

  • Rosenilton Silva de Oliveira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

educação e diversidade, racismo, formação de professores, Lei 10639/03.

Resumo

O objetivo desse texto é refletir sobre alguns aspectos dos processos que culminaram com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei 9394/1996), especificamente no seu artigo 26 e a criação dos artigos 26-A e 79b, que introduziram a obrigatoriedade do ensino de histórica e cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação básica e insere o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. Tais alterações foram empreendidas em 2013 e 2018, a partir das leis 10639 e 11645, as quais tratam dos contextos afro e ameríndio, respectivamente. O argumento central é de que tais modificações resultam da atuação de grupos dos movimentos negro e indígenas, ao longo dos séculos, cujo ápice se dá quando da promulgação da Constituição Federal em 1988. Por fim, se sublinha o papel paradigmático das Ciências Sociais neste contexto.

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Biografia do Autor

Rosenilton Silva de Oliveira, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo. E-mail: rosenilton.oliveira@usp.br.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Silva de Oliveira, R. (2018). Educação para a diversidade racial no contexto brasileiro: o contexto das leis 10639/2003 e 11645/2008: Education for racial diversity in brazil: the context of the laws10639/2003 and 11645/2008. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 15(1), 341–356. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1106

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Artigos