Ações extensionistas em propriedades rurais no interior de Prudentópolis-PR

Actions extension workers in rural properties within Prudentópolis-PR

Autores

  • Vanessa Alberton Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Leonardo Zanlorenci Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Ronaldo Ferreira Maganhotto Universidade Estadual do Centro Oeste

Palavras-chave:

Extensão; Comunidade; Turismo; Aprendizado; Desenvolvimento.

Resumo

Têm como objetivo abordar a importância de desenvolver a extensão universitária junto à comunidade. Portanto, apresenta as experiências obtidas na execução do projeto de extensão “Roteiro Turístico no Meio Rural: uma alternativa não agrícola para complementação de renda das pequenas propriedades do município do Prudentópolis/PR”, vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e à Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO). Através de pesquisa qualitativa, descritiva, utilizou-se de observação direta e análise documental em dados primários e secundários. Observou-se que a extensão universitária agrega ao processo de desenvolvimento comunitário. Ocorre o amadurecimento dos acadêmicos, aperfeiçoando os saberes, possibilitando o compartilhamento de informações e técnicas em variadas áreas do conhecimento. Por meio da execução destes projetos, a imagem da instituição de ensino vai sendo moldada pelos extensionistas, levando para a população as possibilidades e ações que podem ser desenvolvidas junto à comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Alberton, Universidade Estadual do Centro Oeste

Possui graduação em Turismo (2013) e mestrado no Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (2016), ambos pela UNICENTRO, campus Irati - Paraná. Desenvolve pesquisa na área de turismo em áreas naturais, turismo de aventura e ecoturismo.

Leonardo Zanlorenci, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduando em Engenharia Ambiental na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

 

Ronaldo Ferreira Maganhotto, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente no Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da UNICENTRO.

Referências

BAGGIO, Adelar F.; BAGGIO, Daniel K.. Empreendedorismo: conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. Vol.1, nº 1, 2014, p. 25-38.

BASIL, Douglas; COOK, Curtis W. E empresário diante das transformações sociais, econômicas e tecnológicas. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Universidade e comunidade na edificação da sociedade. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

BRASIL. Lei º 5.540, de 28 de novembro de 1968. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 11 de maio, 2016.

BRASIL. Ministério do Turismo. Marcos conceituais. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/assuntos/5292-caderno-e-manuais-de-segmenta%C3%A7%C3%A3o.html>. Acesso em 11 de maio, 2016.

______. Turismo movimenta R$ 492 bilhões no Brasil em 2014. Brasília, 2015. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/turismo/2015/03/turismo-movimenta-r-492-bilhoes-no-brasil-em-2014>. Acesso em 11 de maio, 2016.

______. Roteiros do Brasil: Turismo e Sustentabilidade. Brasília, 2007.

______. Programa de Turismo Rural na Agricultura Familiar. Brasília, 2004.

DIEGUEZ-CASTRILLON, Maria Isabel; et al. Turismo rural, empreendedorismo e gênero: um estudo de caso na comunidade autônoma da Galiza. Revista de Economia e Sociologia Rural. Brasília, vol. 50,nº 2, abr./jun. 2012.

EMBAIXADA DA UCRÂNIA NO BRASIL. Prudentópolis, a pequena Ucrânia. Disponível em: < http://brazil.mfa.gov.ua/pt/press-center/news/44615-prudentpolis-shtat-paran-brazilija-ce-mala-ukrajina>. Acesso em 25 de fevereiro de 2016.

FACULDADES FORMAÇÃO MOCOCA. Manual de Extensão Universitária. Ano 2009.

FARESIN; Roseli. O turismo rural como instrumento para o desenvolvimento sustentável no município de Quilombo, SC. Artigo de conclusão do curso de Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável. Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Chapecó, 2016.

FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012.

______. Avaliação Nacional da Extensão Universitária. Brasília, 2001.

______.Indissociabilidade Ensino-Pesquisa- Extensão e a flexibilização curricular: Uma visão da extensão. Brasília,2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GUIL, Chico. et al. Prudentópolis 100 anos. Prudentópolis: Editora Artheiros, 2006.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Paraná: Prudentópolis. 2010. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=412060&search=parana|prudentopolis>. Acesso em 10 de maio, 2016.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

PHILERANO, D.; SOUZA, O. T.; BAGOLIN, I. P. O turismo rural como alternativa de desenvolvimento para a agricultura familiar: investigação sobre suas possibilidades nos municípios de Taquara e Rolante (RS). Ensaios FEE. Vol. 30. 2009.

SANTOS, Marcos Pereira. Extensão Universitária: Espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Artigo. Revista Conexão UEPG, 2012, p. 154-163.

Downloads

Publicado

2018-06-21

Como Citar

Alberton, V., Zanlorenci, L., & Ferreira Maganhotto, R. (2018). Ações extensionistas em propriedades rurais no interior de Prudentópolis-PR: Actions extension workers in rural properties within Prudentópolis-PR. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 15(1), 290–313. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1104

Edição

Seção

Artigos