Pensar a partir dos migrantes: a perspectiva de Thomas e Znaniecki

Thinking from migrants: the perspective of Thomas and Znaniecki

Autores

  • Aryadne Wadely Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Migration, Narratives, Ethnography, Political Anthropology, Migration Studies

Resumo

A gestão das políticas migratórias constrói a imigração como um problema, sobretudo quando esses corpos moventes participam de disputas e rupturas sociais nos espaços urbanos. Este artigo, em contrapartida, assume o desafio de tomar o fenômeno migratório como perspectiva. William I. Thomas e Florian Znaniecki (1974) se tornaram um marco dos estudos migratórios especialmente por consolidarem uma metodologia de pesquisa na qual a descrição densa de uma situação social foi construída dando notória ênfase ao que mulheres e homens diziam sobre eles próprios. É uma proposta de apreender a migração pelos seus trânsitos e, sobretudo, como uma experiência subjetiva a partir das relações tecidas por migrantes, das redes por eles agenciadas e de suas narrativas. Objetiva-se delinear e disputar uma epistemologia sobre os movimentos migratórios contemporâneos, de modo a resgatar a potência proeminente dessa etnografia clássica: pensar a partir dos migrantes como viés metodológico e como prática política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aryadne Wadely, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como agente de proteção legal no Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro.

Referências

ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR). The Global Report. 2017. Disponível em: <http://www.unhcr.org/the-global-report.html>. Último acesso em: 20 out 2017.

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? 2a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

DAS, Veena. Tecnologías delyo: la pobreza y lasaludenun entorno urbano. In: DAS, Veena. Sujetosdeldolor, agentes de dignidad. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia/ Facultad de Ciencias Humanas/PontificiaUniversidadJaveriana/Instituto Pensar, 2008.

DE JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo: diário de Uma favelada. São Paulo: Ática, 2007.

FASSIN, Didier. La Rasion Humanitaire: une histoire morale du temps présent. Paris: Editions du Seuil, 2010, 358p.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008, 572p.

_____. Em Defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). 2a ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010, 269p.

HANNERZ, Ulf. Explorando a Cidade: em busca de uma antropologia urbana. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

MEZZADRA, Sandro. Derecho de fuga: migraciones, ciudadanía y globalización. Madrid: Traficantes de Sueños, 2005, 178p.

SAYAD, Abdelmalek.Uma família deslocada, A maldição e A emancipação. In: BOURDIEU, Pierre (coord.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 35-62; 651-672; 673-682.

SIMMEL, Georg. O estrangeiro. RBSE 4 (12): 265-271, 2005.

_____. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio Guilherme(org.)O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, p. 11-25, 1976.

THOMAS, WilliamI. & ZNANIECKI, Florian. The Polish Peasant in Europe and America. New York: Octagon Books, 1974.

Downloads

Publicado

2018-06-21

Como Citar

Wadely, A. . (2018). Pensar a partir dos migrantes: a perspectiva de Thomas e Znaniecki: Thinking from migrants: the perspective of Thomas and Znaniecki. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 15(1), 68–86. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1090

Edição

Seção

Dossiê