TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS E “SERVIÇO SOCIAL”

ELEMENTOS PARA O DEBATE ACERCA DA REALAÇÃO DA PROFISSÃO COM A "QUESTÃO AMBIENTAL"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202313

Palavras-chave:

Serviço Social, Questão ambiental, Capitalismo

Resumo

Este artigo trata de reflexões acerca das relações entre Serviço Social e “questão ambiental”. Tendo aporte na abordagem teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético, apresenta uma discussão acerca das transformações societárias nos marcos do sistema capitalista que, historicamente, estão direcionadas para a destrutividade do meio ambiente enquanto parte da sua essência movida pela expansão, acumulação e concentração de riquezas. Diante de um cenário de dilapidação da natureza, no contexto da crise de 1970, a “questão ambiental” adquire relevância e espaço na agenda governamental e de diversos setores da sociedade civil, todos com um bem comum: salvar o planeta. É no curso das transformações sociais capitalistas frente a necessidade de retomar altas taxas de lucro que estratégias para enfrentar as problemáticas ambientais são formuladas. A educação ambiental tem centralidade no conjunto destas estratégias, requisitando profissões para atuar em seus processos educativos, dentre elas, o Serviço Social. O terreno da “questão ambiental” é desafiador, tendo em vista que o discurso hegemônico que a norteia é conservador, o que põe desafios à profissão, seja no campo de intervenção seja no da produção de conhecimentos. No entanto, põe possibilidades para a profissão desenvolver uma atuação e reflexões críticas apoiadas no projeto ético-político, de modo a se contrapor à barbárie do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Carla de Jesus Pereira, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-graduação em Assistência Social e Saúde Pública pela FAVENI. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas – GEPEM/UFS. ORCID: 0009-0001-6442-6612. Link do Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4227497961175138. E-mail: adrycarla1210@gmail.com.

Ana Paula do Nascimento Santos, Universidade Federal de Sergipe

Técnica de Informática - IFS. Assistente Social. Graduação em Serviço Social - Centro Universitário UniAGES. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - Faculdade Futura. MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas - Centro Universitário UNIDOMBOSCO - EAD - GRUPO SEB. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas – GEPEM/UFS. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8094083676270330. E-mail: ana.paula.ns.1995@gmail.com.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Ementa do GTP Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social. Proposta de Ementa. Temporalis, Brasília (DF): ABEPSS, ano 12, n. 24, p. 461-466, jul./dez. 2012.

ABREU, Mariana. Serviço Social e a organização da cultura. São Paulo, Cortez, 2002.

AMARAL, Ângela S. do. CESAR. Mônica. O trabalho do assistente social nas empresas

capitalistas. In: Serviço Social: direitos sociais e competências

profissionais. Brasília. CFESS/ABEPSS. 2009, p. 411-427.

ARAÚJO, Nailsa Maria Souza. O Serviço Social como Trabalho: alguns apontamentos sobre o debate. In: Serviço Social & Sociedade. n. 93, p. 5-28, 2008.

ARAÚJO, N.M.S. et al. “Questão ambiental” e política de meio ambiente: desafios ao Serviço Social brasileiro. In: Revista Políticas Públicas, São Luís, v.15, n.1, p.121-129, jan/jun.2011.

BEHRING, Elaine Rossetti, BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006.

BOURCKHARDT, Vandenéia. Fundamentos da análise marxista sobre a temática ambiental e o serviço social. 2010.Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

BRASIL. Lei nº 6.968 de 13 de agosto de 1981.Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e dá outras providências. República Federativa do Brasil. Brasília.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. República Federativa do Brasil. Brasília.

CORRÊA, Deborah Cristina. O debate ambiental no Serviço Social: construindo novos caminhos ou reatualizando velhos paradigmas? 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) -Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio

de interpretação sociológica. 2.ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

GOMES, G. F. Conflitos socioambientais e o direito a água. São Paulo: Outras Expressões, 2013.

IAMAMOTO, Marilda Vilella e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 10° ed. São Paulo:

Cortez, 1995.

IAMAMOTO, M.V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 3.ed. São Paulo:Cortez,2000.

LÊNIN, V. I. Imperialismo, estágio superior do capitalismo. São Paulo: Expressão

Popular, 2012. p. 37-74.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental -2 Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MANDEL, E. O capitalismo tardio. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 28ª ed.- livro I. Tradução. Reginaldo Sant’ Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo Cézar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo Editorial e Editora da UNICAMP, 2002.

MONTAÑO, Carlos. A Natureza do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007. Capítulo I.

MOTA, Ana Elizabete; AMARAL, Ângela. Serviço Social brasileiro: cenários e

perspectivas nos anos 2000. In: Serviço Social Brasileiro nos anos 2000:

cenários, pelejas e desafios. Recife. Editora UFPE, 2014. p. 23-43.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica.

São Paulo: Cortez, 2006.

NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez,1996.

NUNES, Letícia Soares. Questão socioambiental e formação profissional: o que o Serviço Social tem a ver com esse debate?. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. – Florianópolis. 2018.

NUNES, C.A. da Silva. “Questão Ambiental e “Questão Social”: uma contribuição à crítica ao debate ideopolítico sobre a “pobreza” da natureza e a “natureza” da pobreza”. Editora Dialética, 2022.

REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e Representação Social. 8ed. São Paulo: Cortez,

RAFAEL, Paula Raquel Bezerra. A “questão ambiental” e o trabalho das assistentes sociais nos programas socioambientais das empresas em Recife. Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPE (dissertação), 2008.

SANTOS, J.S.; ARAÚJO, N. M. S. O Serviço Social e a gestão pública do meio ambiente. In: ARAÚJO, N. M. S.; SANTOS, J.S.; SILV, M.G. (Org). Educação Ambiental e Serviço Social: o PEAC e o licenciamento na Gestão Pública do Meio Ambiente. Aracaju: Editora da UFS, 2012. P.63-100).

SILVA, M. das G. Questão ambiental e desenvolvimento sustentável: um desafio ético-político ao Serviço Social. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

SILVA, Maria das Graças e. Capitalismo Contemporâneo e “questão ambiental”: o Desenvolvimento Sustentável e a ação do Serviço Social. Tese (Doutorado) –

Universidade Federal de Pernambuco. CCSA. Serviço Social. – Recife: O Autor, 2008.

SILVA, M.G.; SANTOS, J.S.; ARAÚJO, N. M. S. “Consumo consciente”: o ecocapitalismo como ideologia. Revista Katálysis. Florianópolis, v.15, n.1, p.95-111, jan/jun.2012.

SILVA, S. C. da. Produção de conhecimento do serviço social sobre a questão ambiental: uma análise de seus fundamentos teórico-metodológicos e ídeo-políticos. 2015,150f. Dissertação (Mestrado Serviço Social) -Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

SILVEIRA, João P. Borges da. Questão ambiental e sustentabilidade na produção de literatura do serviço social. 2015. Dissertação (Mestrado Serviço Social) -Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

Downloads

Publicado

2023-03-19

Como Citar

de Jesus Pereira, A. C., & do Nascimento Santos, A. P. (2023). TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS E “SERVIÇO SOCIAL”: ELEMENTOS PARA O DEBATE ACERCA DA REALAÇÃO DA PROFISSÃO COM A "QUESTÃO AMBIENTAL" . Revista Serviço Social Em Perspectiva, 7(1), 266–285. https://doi.org/10.46551/rssp.202313