A atenção primária como porta de entrada para o sistema de saúde: a visão do usuário

Autores

  • Samuel Sheimon Sarmento Lopes Graduandos do curso Médico das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Ana Maura Freitas Marques Figueiredo Graduandos do curso Médico das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Dayane Tabatha Santos Durães Graduandos do curso Médico das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • José Wilson de Brito Sales Graduandos do curso Médico das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Mayara Dorkas Souza Pacheco Enfermeira
  • Andra Aparecida Dionísio Barbosa Enfermeira. Docente no curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

A Atenção Primária é a porta de entrada do
sistema de saúde e deve funcionar como ferramenta
organizadora e reguladora da assistência. Pois, é um local onde
o cidadão pode encontrar apoio em um serviço de saúde
acessível, resolutivo e articulado. Essa atenção articulada e
efetiva evita gastos adicionais com os níveis secundários e
terciários e desafoga o sistema, sendo uma ferramenta
organizadora e reguladora do processo de atenção à saúde.
Objetivo: Conhecer a percepção dos usuários do Ponto Socorro
do Hospital Aroldo Tourinho a respeito da atenção primária
como porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo transversal de abordagem qualitativa, usando de uma entrevista semi-estruturada aplicada a 10 usuários do Hospital Aroldo Tourinho de Montes Claros-MG. A análise de discurso foi feita na modalidade temática, que consiste no agrupamento de falas em núcleos de significado por temas. Depois do arranjo em temas, foi feita uma nova leitura para a reorganização em tópicos que se destacaram nas entrevistas. Resultados e Discussão: Os entrevistados compõem um grupo etário entre 18 e 82 anos, predominando a faixa etária dos adultos jovens, com seis participantes. O gênero feminino é o predominante com oito entrevistados, o masculino teve dois entrevistados. A maioria dos entrevistados reside nos bairros da região do Grande Santos Reis. Quanto ao grau de instrução, os entrevistados variam entre analfabetos e graduados em curso superior; a maioria enquadra-se entre ensino fundamental e médio. Todos os entrevistados possuem renda menor que dois salários mínimos. A análise dos dados evidenciou que a ESF distanciou-se dos princípios norteadores que fundamentam suas ações. Os entrevistados relataram que as barreiras de acesso dificultam o vínculo da ESF com a comunidade. Citaram que o funcionamento restrito ao horário comercial e a longa espera pelo atendimento como o principal dificultador do acesso, criando assim, uma demanda focal que exclui a população economicamente ativa, assistindo principalmente uma população eletiva de programas de saúde Materno Infantil. Outro entrave relatado pelos entrevistados é a falta de um sistema referência/contrarreferência. Conclusão: Na visão dos usuários a ESF não funciona como facilitadora do acesso à saúde, pois se distanciou de seus princípios norteadores e filosóficos. Configura-se ainda como uma ferramenta centrada no modelo biomédico e que prioriza o atendimento das campanhas do Ministério da Saúde em detrimento da assistência à saúde, a família e a comunidade.

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Publicado

27-05-2020

Como Citar

Sheimon Sarmento Lopes, S., Maura Freitas Marques Figueiredo, A. ., Tabatha Santos Durães, D. ., Wilson de Brito Sales, J., Dorkas Souza Pacheco , M., & Aparecida Dionísio Barbosa, A. . (2020). A atenção primária como porta de entrada para o sistema de saúde: a visão do usuário. Revista Renome, 4, 11–12. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/2637

Edição

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