Percepção da equipe de enfermagem sobre organização e processo de trabalho da sala de vacina

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Faculdade de Guanambi - FG
  • Carolina dos Reis Alves Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros FIP-MOC

Palavras-chave:

Vacinas. Organização e Administração. Percepção. Equipe de Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se analisar a percepção da equipe de enfermagem sobre organização e processo de trabalho da sala de vacina. Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizada em 16 Unidades de Saúde com sala de vacina. Aplicou-se um questionário na qual o tratamento dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo. Na opinião dos participantes, o gelo reciclável mantém a temperatura-padrão da geladeira; a limpeza da geladeira é de 15/15 dias; a sequência de sua limpeza é relatada inadequadamente; na falta de energia, comunica-se à Secretaria de Saúde para o recolhimento dos imunobiológicos; a leitura da temperatura da geladeira e a ambientação do gelo reciclável são relatadas corretamente; a manutenção da temperatura é importante para a conservação dos imunobiológicos; a limpeza da sala e a inutilização das vacinas são descritas inadequadamente. Portanto, as unidades de saúde apresentam profissionais com despreparo intelectual quanto à assistência preconizada dentro da sala de vacinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Feijó RB, Sáfadi MAP. Imunizações: três séculos de uma história de sucesso e constantes desafios [Editorial]. J Pediatr (Rio J). 2006;82(3):1-3.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Programa Nacional de Imunizações 30 anos. Brasília: MS/SVS, 2003a.

Temporão JG. O Programa Nacional de Imunizações (PNI): origens e desenvolvimentos. Hist Ciênc Saúde – Manguinhos. 2003;10(Supl. 2):601-17.

Tertuliano GC. Redes de vigilância em Saúde: uma abordagem para as ações de imunização. Porto Alegre: C-Vist, 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Vigilância dos eventos adversos pós-vacinação: cartilha para trabalhadores da sala de vacinação. 1ª ed. Brasília: MS/SVS, 2003b.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de Procedimentos para vacinação. 4ª ed. Brasília: MS/SVS, 2001.

Gralha RS. Análise de supervisão realizada nas salas de vacinas da rede básica de saúde de Porto Alegre em 2005. Bol Epidemiol. 2007;9(35):1-8.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: MS/CNS, 1996.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Revogou a Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: MS/CNS, 2012.

Oliveira VC, Gallardo OS, Gomes TS, Passos LMR, Pinto IC. Supervisão de enfermagem em sala de vacina: a percepção do enfermeiro. Texto Contexto – Enferm. 2013;22(4):1015-21.

Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Manual de rede de frio. 4ª ed. Brasília: MS/FNS, 2007.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília: MS/SVS, 2014.

Silva PLN, Alves CR, Versiani CMC, Gonçalves RPF, Souto SGT, Santos CLS. Adequabilidade do setor vacinal das unidades básicas de saúde na perspectiva prática da enfermagem. Rev Enferm UFPE on line. 2014;8(10):3250-5.

Silva PLN, Alves CR, Caldeira AP. Avaliação do processo de trabalho da enfermagem em salas de vacinas das unidades de saúde. Rev Enferm UFPI. 2013;2(4):3-8.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução nº 005, de 05 de agosto de 1993. Dispõe sobre o gerenciamento de resíduos sólidos gerados nos portos, aeroportos, terminais ferroviários e rodoviários e estabelecimentos prestadores de serviços de saúde. Brasília: MS/CONAMA, 1993.

Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Capacitação de pessoal em sala de vacinação – manual de treinamento. 1ª ed. Brasília: MS/FNS, 1991.

Correia SF. Representações sociais, atitudes e crenças de pais acerca da vacinação contra varicela. Goiânia. Dissertação [Mestrado em Atenção à Saúde] – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2015.

Downloads

Publicado

04-03-2020

Como Citar

Leonardo Nogueira da Silva, P., & dos Reis Alves, C. . (2020). Percepção da equipe de enfermagem sobre organização e processo de trabalho da sala de vacina. Revista Renome, 7(1), 32–47. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/1217

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)