SURDOS E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA REFLEXÃO

Autores

  • Daniel Antunes FREITAS Universidade Estadual de Montes Claros https://orcid.org/0000-0002-9913-2753
  • Wane Elayne Soares EULÁLIO Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn2020101500039

Palavras-chave:

educação inclusiva, surdos, LIBRAS, ensino superior

Resumo

Este ensaio busca colocar em pauta a discussão sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade surda para obter acesso ao Ensino Superior no Brasil. É preciso que essa questão seja colocada em debate no cotidiano acadêmico e que os obstáculos impostos aos surdos sejam derrubados para que o povo brasileiro possa falar sem reservas sobre a existência de uma Educação Inclusiva real e efetiva. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologia. 2.ed. Chapecó: Argos, 2007.

Ministério da Educação. Plano Decenal de Educação para Todos. Brasília: MEC, 1990.

________. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental. Lei n° 9394/96. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

________. Ministério da Educação. Parecer nº36/2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, 2001.

________. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília, 2001b.

________. Ministério da Justiça. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1998.

Publicado

2020-06-26 — Atualizado em 2020-06-28

Versões

Como Citar

FREITAS, D. A. .; EULÁLIO, W. E. S. . SURDOS E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA REFLEXÃO. RENEF, [S. l.], v. 10, n. 15, p. 42–65, 2020. DOI: 10.46551/rn2020101500039. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/2621. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos