A DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES

Autores

  • Rosilene Rodrigues Pinheiro Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Márcio Vidigal Miranda Júnior Centro Universitário Academia - UniAcademia

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn20251622500115

Palavras-chave:

Educação física. Desvalorização. Políticas públicas.

Resumo

Este artigo investiga a desvalorização da Educação Física escolar e suas implicações para professores e alunos. Embora tenha um papel importante na formação integral dos estudantes, a disciplina é frequentemente tratada como uma atividade recreativa. Isso gera desafios significativos, como a falta de recursos, infraestrutura inadequada e a percepção de sua inferioridade no currículo. A pesquisa, realizada por meio de uma revisão integrativa de literatura entre 2010 e 2023, analisou 14 estudos. O objetivo principal desta investigação é compreender as causas subjacentes à desvalorização da Educação Física nas escolas, buscando identificar os fatores que contribuem para esse cenário e, assim, propor estratégias que possam promover uma maior valorização da disciplina no contexto escolar. Os dados apontam que a falta de reconhecimento e investimento na disciplina prejudica a qualidade das aulas e contribui para um ambiente escolar negativo. Para reverter esse quadro, é necessário promover a valorização da disciplina por meio de formação contínua para professores e de políticas públicas que reforcem sua importância. O estudo conclui que a desvalorização se inicia no âmbito dos profissionais e se estende até a esfera governamental, exigindo uma transformação abrangente nas percepções e práticas relacionadas à Educação Física nas escolas.

 

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Publicado

2025-05-20 — Atualizado em 2025-06-11

Versões

Como Citar

RODRIGUES PINHEIRO, Rosilene; VIDIGAL MIRANDA JÚNIOR, Márcio. A DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 35–45, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500115. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/8822. Acesso em: 11 ago. 2025.

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