OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46551/rn20251622500119Palavras-chave:
Inclusão. Profissionais. Educação.Resumo
Neste artigo, abordam-se os desafios da inclusão na Educação Física Escolar, visando compreender suas nuances. Utilizando a metodologia de revisão integrativa para explorar o tema, destaca-se a importância da inclusão no contexto educacional, com foco específico na disciplina Educação Física. São analisadas as barreiras tanto sociais quanto pedagógicas, que comprometem o pleno acesso e participação de todos os alunos. A revisão integrativa permite a análise crítica de fontes relevantes sobre práticas inclusivas em Educação Física. No texto são discutidas estratégias pedagógicas eficazes para superar desafios, promovendo um ambiente inclusivo e equitativo. Esta revisão revelou diversos desafios enfrentados por alunos e educadores. As principais barreiras identificadas foram categorizadas em três áreas principais: física, social e atitudinal. A compreensão dessas questões é vital para a formação de profissionais de Educação Física, contribuindo para a promoção de uma educação mais justa e igualitária.
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- 2025-06-11 (4)
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