OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Marlice Cardoso de Freitas Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Marcio Vidigal Miranda Júnior Uniacademia

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn20251622500119

Palavras-chave:

Inclusão. Profissionais. Educação.

Resumo

Neste artigo, abordam-se os desafios da inclusão na Educação Física Escolar, visando compreender     suas nuances. Utilizando a metodologia de revisão integrativa para explorar o tema, destaca-se a importância da inclusão no contexto educacional, com foco específico na disciplina Educação Física. São analisadas as barreiras tanto sociais quanto pedagógicas, que comprometem o pleno acesso e participação de todos os alunos. A revisão integrativa permite a análise crítica de fontes relevantes sobre práticas inclusivas em Educação Física. No texto são discutidas estratégias pedagógicas eficazes para superar desafios, promovendo um ambiente inclusivo e equitativo. Esta revisão revelou diversos desafios enfrentados por alunos e educadores. As principais barreiras identificadas foram categorizadas em três áreas principais: física, social e atitudinal. A compreensão dessas           questões é vital para a formação de profissionais de Educação Física, contribuindo para a promoção de uma educação mais justa e igualitária.

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Referências

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Publicado

2025-05-20 — Atualizado em 2025-06-11

Versões

Como Citar

CARDOSO DE FREITAS, Marlice; VIDIGAL MIRANDA JÚNIOR, Marcio. OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR . RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 74–82, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500119. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/8823. Acesso em: 11 ago. 2025.

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