O ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ESTUDO DAS “PRAÇAS DE ESPORTES” COM ÊNFASE NA CRIAÇÃO DO MONTES CLAROS TÊNIS CLUBE

Autores

  • Geraldo Magela Durães Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Associativismo desportivo, Desporto, Montes Claros Tênis Clube

Resumo

As “Praças de Esportes” em Minas Gerais representam um marco para a estrutura esportiva com relação ao associativismo desportivo. Presente na política do Estado Novo, articulados por Getúlio Vargas e em Minas representado por Benedito Valadares, esses clubes foram criados com forte sentimento cívico, com a proposta de educar o povo ensinando novos hábitos. O esporte foi o caminho encontrado para desempenhar este papel de facilitador na transformação de um novo homem, trabalhador e esportista. Este trabalho procurou-se basear nas teorias do desporto, no estudo das coletividades, na legislação desportiva, na onomatologia e na história da cidade onde floresceu o Montes Claros Tênis Clube (MCTC), objeto central da pesquisa, e objetivou identificar, mapear e conhecer a situação das praças de esportes do estado e principalmente do MCTC. As primeiras movimentações e os principais acontecimentos políticos e esportivos da época foram estudados e transcritos numa investigação que articulou com a história dos fatos, usando um questionário e entrevistas que revelaram a situação desses clubes, principalmente pelo interior de Minas Gerais. Foram identificados 74 clubes em todo estado, divididos em 10 regiões. 53 tinham o indicativo de localidade ou modalidade, no qual foram estudados 20 deles. Observou-se uma tendência de formação de equipes competitivas como também uma boa estrutura para o lazer. A presença pública não é preponderante, pois apenas 2 clubes têm indicação de políticos. Um deles é o MCTC que ainda está preso a estas questões sofrendo com a evasão de sócios e com esse impedimento para se desenvolver, e consequentemente com a incapacidade de oferecer instalações mais modernas a seus associados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Magela Durães, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor da Universidade Estadusl de Montes Claros - UNIMONTES.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

MAGELA DURÃES, G. . O ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ESTUDO DAS “PRAÇAS DE ESPORTES” COM ÊNFASE NA CRIAÇÃO DO MONTES CLAROS TÊNIS CLUBE. RENEF, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 56, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/716. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>