RESUMO - MONTES CLAROS TÊNIS CLUBE: A ASCENSÃO DA PRÁTICA DO KARATÊ EM SOLO MONTES-CLARENSE

Autores

  • Lara Mikaeli Pereira Dias Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Ester Liberato Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão histórica acerca do desenvolvimento da prática do Karatê no Montes Claros Tênis Clube. A Praça de Esportes de Minas Gerais, ou Montes Claros Tênis Clube, como bem indicam os nomes do conjunto esportivo e da entidade mantenedora, respectivamente, é fruto de um convênio de cooperação entre a Prefeitura, na gestão do doutor Santos, e o Estado, quando governado por Benedito Valadares, que sempre se mostrou simpático a esta cidade. A inauguração da Praça, em 1942,marca o palco da prática de vários esportes, entre eles, o karatê. O início dessa prática, no clube, ocorre no começo da década de 1970, quando começam a ofertar aulas pela orientação do Sensei Walter Katão. Assim, o objetivo da pesquisa é desvelar a prática do karatê no Montes Claros Tênis Clube e como o clube ajudou na ascensão desta prática na cidade de Montes Claros. Para tal, além de uma revisão bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e afins, foi realizada uma pesquisa documental em fontes impressas e escritas, tais como os jornais Diário de Montes Claros, Jornal do Norte e Jornal de Montes Claros do período de 1970 a 1989, que representam discursos a respeito. Tais fontes foram submetidas a uma análise documental. Evidenciou-se que o Ginásio Darcy Ribeiro, do clube, foi palco de vários exames de faixas, competições e apresentações de quebra de telhas, tijolos e tubos de gelo com a cabeça, mão, cotovelo e joelho. O primeiro campeonato de Karatê, em Montes Claros, foi realizado no Ginásio Darcy Ribeiro em1975, promovido pela Escola de Judô e Karatê Yokohama, que funcionava no Colégio São José. A equipe do clube representou a cidade em competições regionais, estaduais e nacionais, sendo destaque onde se apresentava. Em 1983, teve o início a obra do Galpão das artes marciais, dando uma motivação a mais para os atletas. Em vista disso, o Montes Claros Tênis Clube proporcionou inúmeras oportunidades de aprimoramento cultural e físico da população montes-clarense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Mikaeli Pereira Dias, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Montes Claros e Professora Voluntária na Associação Judô Caminho Suave.

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

PEREIRA DIAS, L. M. .; LIBERATO PEREIRA, E. . RESUMO - MONTES CLAROS TÊNIS CLUBE: A ASCENSÃO DA PRÁTICA DO KARATÊ EM SOLO MONTES-CLARENSE. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 45, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/556. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos socioculturais do esporte e da Educação Física