Por que precisamos estudar e pesquisar História da Educação Física e do Esporte?

Autores

  • Ester Liberato Pereira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Georgino Jorge de Souza Neto Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Rogério Othon Teixeira Alves Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

História, Esporte, Educação Física

Resumo

O presente relato apresenta, de maneira sucinta, uma experiência vivenciada e desenvolvida, bem como uma reflexão sobre a sua prática a partir de alicerces teóricos. Tratou-se de uma ação de ensino remoto no curso de graduação em Educação Física, habilitação Licenciatura, ocorrida durante o período de “tratamento excepcional” determinado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em função da pandemia gerada pela doença originada do novo coronavírus (COVID-19). Dentre os temas abordados pelas Aulives[1], os professores Georgino Jorge de Souza Neto e Rogério Othon Teixeira Alves discutiram a seguinte questão: “Por que devemos estudar História da Educação Física e do Esporte?”A live aconteceu, pela plataforma do Instagram, no dia 23 de junho de 2020 e foi moderada pela professora Ester Liberato Pereira. Identifica-se, assim, a partir da articulação entre a teoria que embasou a referida ação e a sua efetiva prática, que urge incentivar-se e investir-se na realização de trabalhos acadêmicos e científicos, de forma constante, que proponham uma discussão acerca da História da Educação Física e do Esporte, uma vez que, de forma geral, ainda localizam-se escassos estudos que anunciem tal inquietação. A ausência de debates deste caráter não colabora, tampouco, com o incentivo à procura por ações ligadas ao redimensionamento do ensino desta disciplina, afora apoiar imprecisões no que acena à sua presença no arcabouço curricular dos cursos de graduação em Educação Física.

Palavras-chave:Pesquisa. História. Educação Fisica.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Unimontes. Coordenadora do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF).

E-mail: ester.pereira@unimontes.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6193-9132 

Georgino Jorge de Souza Neto, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Estudos do lazer, Professor do Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros-MG, Brasil. E-mail: netogeorgino@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9375-0438.   

Rogério Othon Teixeira Alves, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Estudos do Lazer. Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto, Coordenador do Ludens – Grupo de Estudo e Pesquisa do Lazer. Universidade Estadual de Montes Claros-MG, Brasil.

E-mail: rogerioothon@gmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4023-726X

Referências

AMARILLA FILHO, P. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 41-72, ago./2011.

MARROU, H.I. Sobre o conhecimento histórico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

MELO, V. A. de. Porque devemos estudar história da educação física/esportes nos cursos de graduação? Motriz - Volume 3, Número 1, jun/1997.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

LIBERATO PEREIRA, E.; DE SOUZA NETO, G. J.; OTHON TEIXEIRA ALVES, R. Por que precisamos estudar e pesquisar História da Educação Física e do Esporte?. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 8–15, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3153. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>