Novas práticas para a retomada das atividades esportivas no contexto atual.

Autores

  • Jiulliano Carlos Lopes Mendes Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Frederico Sander Mansur Machado Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Alex Sander Freitas Unimontes

Resumo

Diante do novo cenário da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, e que “constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional” (OPAS, 2020), o ensino remoto tem sido adotado no contexto de oferecer oportunidade de manter o vínculo com os estudos para os universitários.O panorama das Aulives aconteceu em um contexto em que se vislumbrava uma (re)conexão entre os acadêmicos e os professores, visto que o elo entre ambos tinha se enfraquecido nas condições de condução do método do ensino remoto assim que as atividades presenciais foram suspensas. Esse afastamento poderia ser associado ao distanciamento e também à insatisfaçãocom o prejuízo didático-pedagógico marcante para os cursos do DEFD. Isso resultou em evasão na participação, sobrecarga de atividades, aplicação de diversas ferramentas por parte dos professores, dentre outros. Portanto, a proposta das Aulives deveria proporcionar um estímulo diferente, para mobilizar comunidade acadêmica discente e docente, criando boas expectativas para modificar este cenário desfavorável.  As Aulivesconseguiram alcançar seus objetivos propostos de provocar reflexões, ampliar conhecimento e fomentar a interação ao vivo entre professores e acadêmicos diante das novas práticas para a retomada das atividades esportivas na pandemia.Com a ação das Auliveso curso de Educação Física Licenciatura da Unimontes teve a possibilidade de intervir e melhorar a realidade nos dias de Pandemia, e fazer da eficiência dos resultados obtidos para transformar o contexto acadêmico propício ao ensino aprendizagem.

Palavras-chave:Atividades esportivas. Pandemia.Retomada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jiulliano Carlos Lopes Mendes, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes

Frederico Sander Mansur Machado, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes

Referências

BASTOS, C. C. Metodologias ativas. 2006. Disponível em: http://educacaoemedicina.blogspot.com.br/2006/02/metodologias-ativas.html. Acesso em: 15 ago. 2020.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL – CBF - Guia médico de sugestões protetivas para o retorno às atividades do futebol brasileiro. 2020. Disponível em: https://www.cbf.com.br/a-cbf/informes/index/cbf-publica-guia-medico-para-retorno-das-atividades-do-futebol. Acesso em: 01 ago. 2020.

COMITÊ OLIMPICO BRASILEIRO – COB – 2020 - Guia para a prática de esportes olímpicos no cenário da covid-19: estudos e considerações. Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/cob/home/guia-esporte-covid/. Acesso em: 16 jul. 2020.

MEZZADRIF. M.; SCHMITT P. M. Recomendações e Orientações Gerais parao Esporte Brasileiro frente à COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.ufpr.br/portalufpr/wpcontent/uploads/2020/05/Recomendac%CC%A7o%CC%83es-e-Orientac%CC%A7o%CC%83es-Gerais-para-o-Esporte-Brasileiro-frente-a%CC%80-COVID-19.pdf. Acesso em: 05 set. 2020.

MORENO,J.H. Análisis de las estructuras del juego deportivo. Barcelona: Inde, 1994.

ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DE SAÚDE – OPAS – 2020. Folha informativa covid-19 - escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 10 ago. 2020.

SAAD, M. Futsal: sugestões para organizar a sua equipe.Santa Maria: MaSEditor, 2000.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

MENDES, J. C. L.; MACHADO, F. S. M.; FREITAS, A. S. Novas práticas para a retomada das atividades esportivas no contexto atual. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 63–69, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3324. Acesso em: 29 mar. 2024.