FERNANDO FERREIRA DEUSDARÁ “DA CAPITAL PARA O SERTÃO, O PIONEIRO DA EDUCAÇÃO FÍSICA”

Autores

  • Rogério Othon Teixeira Alves Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • José Alair Da Fonseca Filho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

História. Educação Física. Fernando Ferreira Deusdará.

Resumo

Possivelmente, muitos profissionais da Educação Física, em início de carreira, não saberão com detalhes como foi o desenvolvimento histórico da sua profissão ou quais foram os episódios que marcaram os avanços da sua carreira, a formação da sua identidade e da sua legitimidade. Na cidade de Montes Claros, só no início da década de 1970 é que se tem ciência da chegada de um professor, oriundo da capital do Estado e aluno da primeira turma do curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este primeiro graduado, do sexo masculino, foi o senhor Fernando Ferreira Deusdará. A partir desta constatação, objetivou-se investigar e recuperar a história do Professor Fernando Ferreira Deusdará e da Educação Física e do Esporte, tendo como fonte os depoimentos orais do próprio sujeito tema do estudo. Para refazer o percurso da história de Fernando Ferreira Deusdará, recorremos à sua memória. Assim, a História Oral foi a estratégia metodológica adotada para a coleta das informações. Foram realizadas cinco entrevistas (vídeo gravações) com o professor Fernando Ferreira Deusdará, tais entrevistas tiveram o roteiro de perguntas previamente idealizado e consistiam principalmente em investigar a rotina familiar e profissional do sujeito da pesquisa no período da sua infância, adolescência e fase adulta. Foi possível inferir, baseando nas palavras de Fernando Ferreira Deusdará, que nunca foi a sua maior preocupação o desenvolvimento do desempenho esportivo dos seus alunos nas escolas em que trabalhou como professor de Educação Física, segundo ele, priorizava o aprendizado de uma forma geral. Nas faculdades onde lecionou, seus objetivos como educador eram fazer com que seus alunos aprendessem a ensinar e formar professores que promovessem a formação integral dos futuros alunos, dessa forma, o desempenho esportivo não era o foco principal das suas aulas. Concluímos que Fernando tivera uma vida inteira voltada à atividade física e, influenciado por hábitos esportivos, pelo pai médico e pela formação profissional, participou ativamente da história da Educação Física da cidade de Montes Claros nos últimos 40 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Othon Teixeira Alves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestre e Doutorando em Estudos do Lazer / UFMG e Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes.

José Alair Da Fonseca Filho, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduado em Educação Física – Bacharelado / Unimontes.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

OTHON TEIXEIRA ALVES, R. .; ALAIR DA FONSECA FILHO, J. . FERNANDO FERREIRA DEUSDARÁ “DA CAPITAL PARA O SERTÃO, O PIONEIRO DA EDUCAÇÃO FÍSICA”. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 02–21, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/673. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)