A importância da prática pedagógica do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Tatiane Farias Novais Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Maria Ângela Costa Mota Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da prática pedagógica do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi efetivada uma investigação bibliográfica de cunho qualitativo, onde os dados foram coletados por meio de questionário e observações, como caracterização da pesquisa de campo. Buscou-se responder à seguinte problematizarão: qual a importância da prática pedagógica do professor de Atendimento Educacional Especializado nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O campo para coleta foi uma escola estadual da cidade de Januária (MG). Conclui que a importância de um professor de AEE para o desenvolvimento do aluno com NEE é fundamental, pois possibilita ao educando uma educação inclusiva de qualidade e não somente sua inserção no ambiente escolar, mas respeita principalmente o direito do aluno com deficiência de ter um Atendimento Educacional Especializado que venha atender as suas dificuldades com sua ajuda.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Políticas públicas. Atendimento Educacional Especializado. Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Ministério da Educação - MEC, SEESP, 2001.

BRASIL. SEE/MEC, Educação Inclusiva, Documentos Subsidiário: Á Política de Inclusão, Brasília, 2005.

BRASIL. SEE/MEC, Educação Infantil, Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de Comunicação e Sinalização, Surdo cegueira / Múltipla Deficiência Sensorial, Brasília, 2006.

BRASIL. SEE/MEC, Inclusão: Revista da Educação Especial, V.5, nº 2 (Julho/Dezembro), Brasília, 2010.

BRASIL. SEESP / SEED / MEC, Atendimento Educacional Especializado: Aspectos Legais e Orientação Pedagógica, Brasília/DF, 2007.

ESPÍRITO SANTO. Diretrizes da Educação Especial na Educação Básica e Profissional para a rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, Educação Especial: Inclusão e Respeito a Diferença, 2ª Edição, Vitoria/ES, 2011.

FACÍON J. R. Exclusão Escolar e suas implicações: Curitiba. Ibpex, 2015.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér, Igualdades e Diferenças nas Escolas: Olhares de Futuras Pedagogas, UNICAMP, Fe, 2007.

MINAS GERAIS. Conselho Estadual de Educação. Parecer 1132/97, In. Manual do Secretário de Estabelecimento de Ensino de Educação Básica. Belo Horizonte: Editora Lâncer, 2001, p. 619-635.

MIRANDA, Terezinha Guimarães, FILHO, Teófilo Alves Galvão, O Professor e a Educação Inclusiva: Formação, Práticas e Lugares, EDUFVA, Salvador, 2012.

MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: Contextos Sociais. Editora: Artmed, São Paulo, 2003.

SASSAKI, Romeu Kazumi, A construção da Acessibilidade, São Paulo, Setembro de 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2018

Edição

Seção

Artigos