Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: as contribuições dos jogos matemáticos para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

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Resumo

O presente trabalho teve como fundamentação teórica discutir as contribuições que jogos matemáticos têm para com a educação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se responder: Quais são contribuições dos jogos matemáticos, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem de cunho qualitativo, e o questionário como instrumento de coleta de dados na pesquisa de campo. O campo para coleta de dados foi uma escola estadual na cidade de Januária (MG). Conclui-se que, na aplicação de jogos matemáticos, existem barreiras decorrentes da falta de recursos e tempo para o desenvolvimento e aplicação do mesmo. No entanto, percebeu-se de forma evidente que, mesmo em meio às dificuldades encontradas, os professores insistem em trabalhá-los com as crianças tornando-o um recurso concreto e eficaz.

Palavras-chave: Matemática. Jogos. Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

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Publicado

20.12.2018

Como Citar

MALTA, Lorena; MOTA, Maria. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: as contribuições dos jogos matemáticos para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 13, p. 77–95, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/585. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos