Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: as contribuições dos jogos matemáticos para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

Resumo

O presente trabalho teve como fundamentação teórica discutir as contribuições que jogos matemáticos têm para com a educação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se responder: Quais são contribuições dos jogos matemáticos, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem de cunho qualitativo, e o questionário como instrumento de coleta de dados na pesquisa de campo. O campo para coleta de dados foi uma escola estadual na cidade de Januária (MG). Conclui-se que, na aplicação de jogos matemáticos, existem barreiras decorrentes da falta de recursos e tempo para o desenvolvimento e aplicação do mesmo. No entanto, percebeu-se de forma evidente que, mesmo em meio às dificuldades encontradas, os professores insistem em trabalhá-los com as crianças tornando-o um recurso concreto e eficaz.

Palavras-chave: Matemática. Jogos. Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 3. ed. São Paulo: IME/USP, 1998.

BRASIL. Decreto-Lei nº 43/89 de 03 de fevereiro. Brasília: MEC, SEB, 1989.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96. Brasília, DF: MEC, 2006.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Edu¬cação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: O Brasil do futuro com o começo que ele merece. Ministério da Educação, Secretaria de Edu¬cação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Fascículo de matemática. Ministério da Educação, Secretaria de Edu-cação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2008.

D’AMBROSIO. Ubiratan. Da realidade à ação: reflexão sobre Educação e Matemática. 4. ed. São Paulo: Summus, 1986.

D’AMBROSIO. Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campina: Papirus, 1996.

GANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de Campinas. Campinas.

GANDO, Regina Célia. O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática. Unicamp, 2001.

KAMII, C.; DEVRIES, R. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.

LIMA, José Milton. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2008.

MAYER, R. Pensamiento, Resolución de Problemas y Cognición. Traducido por Baravalle, G. Barcelona: Paidós, 1986.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O jogo e a construção do conhecimento matemático. Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 45-53.

MOURA, Paula Cristina. VIAMONTE, Ana Julia, Jogos matemáticos como recurso didático. 2005.

NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: DOM Quixote, 1992.

OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

ROSSETTO JÚNIOR, Adriano José Rossetto. Jogos Educativos: estrutura e organização da prática. 5 ed. São Paulo: Phorte, 2009.

SÁ, António César. A Aprendizagem da Matemática e o Jogo. Revista Noesis, n. 35, p. 10-13, 1995.

SILVA, A.F. & KODAMA, H.M.Y. Jogos no Ensino da Matemática. II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, UFBA, 24 a 25 de outubro 2004, In anais, 2004.

SOUZA, Júlio Cézar de Mello e. Matemática divertida e curiosa. 25. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2018

Edição

Seção

Artigos