A gestão em um instituto federal no Norte de Minas Gerais: organização e possibilidades de gestão democrática

Autores

Resumo

O atual modelo e estrutura organizacional dos Institutos Federais caracterizam-nos como instituições de tipo funcional e verticalizada, na sua estrutura administrativa e em sua estrutura pedagógica. A lei de criação dessas instituições (Lei 11892/2008) preconiza um modelo organizacional pluricurricular e multicampi. No âmbito de sua estrutura organizacional, verifica-se um padrão de organização administrativa em vários níveis, o que sugere a possibilidade de uma gestão democrática. No âmbito da sua organização pedagógica, a verticalização do ensino possibilita a oferta de cursos que vão desde a formação inicial e continuada até a pós-graduação lato e stricto sensu. Considerando o desenho atribuído aos Institutos Federais, analisamos a estruturação da gestão no âmbito do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, respaldando-nos em referenciais bibliográficos que versam sobre o assunto e em documentos oficiais como o Plano de Desenvolvimento Institucional, Regimento e Estatuto.

Palavras-chave: Gestão democrática. Institutos federais. Estrutura organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORETTI, Juliana; ANDRADE, Andréa de Faria Barros de; MOLL, Jaqueline; OLIVEIRA, Liana Bueno de. Arranjos produtivos culturais e sociais locais e a Educação Profissional e Tecnológica. In: I JORNADA NACIONAL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Caderno de Resumos. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2006, p. 121-122.

AMORIM, Mônica Maria Teixeira. A organização dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no conjunto da educação profissional brasileira. 2013. 247f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica – concepção e diretrizes. Brasília: MEC, 2010.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 30 dez. 2008.

FERNANDES, Francisco das Chagas de Mariz. Gestão dos Institutos Federais: o desafio do Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Holos, Natal, ano 25, v. 2, 2009.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Plano de Desenvolvimento Institucional 2009-2013. Montes Claros: IFNMG, 2009.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018. Montes Claros: IFNMG, 2013.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Montes Claros: IFNMG, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2013.

LÜCK, Heloisa. A gestão participativa na escola. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

LÜCK, Heloisa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2006.

LÜCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008.

RISCAL, Sandra Aparecida. Gestão democrática no cotidiano escolar. São Carlos: EdUFScar, 2009.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político Pedagógico da escola. Campinas: Papirus, 2007.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.) Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1997.

Arquivos adicionais

Publicado

01.01.2019

Edição

Seção

Artigos