EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO EM MONTES CLAROS/MG: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA FUNM (1964-1971)

  • Dulce Pereira dos Santos
  • Adriany de Ávila Melo Sampaio
  • Sarah Jane Durães

Resumo

A relevância deste estudo justifica-se por apresentar contribuições ao debate teórico e também geo-histórico sobre o desenvolvimento da cidade de Montes Claros (MG), além da relação desse desenvolvimento com a implantação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE e da implantação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFIL, pertencente à Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM/Curso de Geografia/licenciatura, no período de 1961 a 1971. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em fontes variadas como: legislações; atas de implantação do curso; jornais locais; dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE das décadas de 1950 e 1960 do Estado de Minas Gerais; programas das disciplinas das primeiras turmas do Curso de Geografia do Estado de Minas Gerais; sites; livros de memorialistas; teses; dissertações; trabalhos de conclusão de curso e história oral. Em linhas gerais, conclui-se que a implantação do curso de Geografia contribuiu tanto para a formação docente quanto para o desenvolvimento regional.

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Publicado
2020-01-23
Como Citar
Pereira dos SantosD., de Ávila Melo SampaioA., & Jane DurãesS. (2020). EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO EM MONTES CLAROS/MG: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA FUNM (1964-1971). Revista Desenvolvimento Social, 24(2), 43-62. Recuperado de //www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/562
Seção
Artigos