COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS (IDEAIS VERSUS REAIS): PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FUNORTE

Autores

  • Talita Ribeiro da Luz Faculdade Novos Horizontes
  • Elbe Figueiredo Brandão Santiago Universidade de Montes Claros – UNIMONTES

Resumo

Resumo: O processo de formação acadêmica assumiu maior importância em função da globalização e das alterações que as propostas curriculares trouxeram aos cursos de graduação no Brasil. Assim, pensar na formação e no desenvolvimento de competência dos alunos tornou-se uma reflexão necessária. Com este objetivo, realizou-se uma pesquisa de campo, descritiva
e comparativa, com professores e alunos do curso de Fonoaudiologia em Montes Claros. O referencial teórico foi composto de duas temáticas: Profissão e Competência Profissional. Na percepção de alunos e professores todos os indicadores relacionados à perspectiva ideal do curso na formação de competências profissionais, segundo o modelo de Fleury e Fleury (2001) foram estatisticamente maiores do que a perspectiva real do aluno, exceto em um indicador. Quanto às competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, verificou-se que o que é efetivamente desenvolvido pelos respondentes quanto às competências profissionais não corresponde às expectativas assinaladas pelos mesmos nos itens do questionário aplicado.


Palavras-chave: Competências Profissionais; Profissões; Fonoaudiologia; Percepção de alunos; Percepção de Professores; Modelo de Competências

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Biografia do Autor

Talita Ribeiro da Luz, Faculdade Novos Horizontes

Doutora e Mestre em Administração pela UFMG – Brasil. Coordenadora do Mestrado Acadêmico
em Administração da Faculdade Novos Horizontes – Minas Gerais – Brasil. 

Elbe Figueiredo Brandão Santiago, Universidade de Montes Claros – UNIMONTES

Mestranda em Administração pela Faculdade Novos Horizontes – Minas Gerais Brasil. Professora da Universidade de Montes Claros – UNIMONTES.

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Publicado

2021-04-07

Como Citar

Luz, T. R. da ., & Santiago, E. F. B. . (2021). COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS (IDEAIS VERSUS REAIS): PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FUNORTE. Revista Economia E Políticas Públicas, 2(2), 209–230. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4073

Edição

Seção

Artigos