DESENVOLVIMENTO RURAL EM MINAS GERAIS: RESULTADOS DE UMA DÉCADA DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS TERRITORIAIS

Autores

  • Revista Economia e Políticas Públicas

Resumo

Resumo: Após uma década de políticas governamentais com uso da abordagem territorial, é necessária uma avaliação. Assim, o objetivo desse artigo é realizar uma primeira avaliação para verificar se a indução governamental de territórios rurais tem sido bem sucedida, no sentido de reduzir as assimetrias regionais, em termos socioeconômicos, propiciando o desenvolvimento rural, com maior inclusão. Para tanto, direcionamos o estudo para os territórios rurais e da cidadania em Minas Gerais. Após breve contextualização dos territórios rurais e da política de desenvolvimento rural, realizamos análise aprofundada dos territórios mineiros explorando dados secundários de diferentes fontes: Atlas de Desenvolvimento Humano, Portal Transparência, IBGE e documentos oficiais, o que nos permitiu por meio de tabulações e de média ponderada calcular informações territoriais para analisar os diferentes territórios. Como resultado, pudemos verificar que aqueles arranjos estão sobrepostos em alguns municípios, que, de fato, foram alcançados municípios rurais mineiros com baixos indicadores socioeconômicos e que vem registrando melhoras acima da média mineira nos anos 2000.

Palavras-chave: políticas públicas, desenvolvimento territorial, territórios rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATLAS BRASIL 2013. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Realização: PNUD, IPEA e FJP. Disponível em: <http://atlasbrasil.org.br/ 2013/pt/>. Acesso em 13 de janeiro de 2014.

BELLUZZO, L. G. (COORD.) Consenso do Rio. Ideias gerais para uma política macroeconômica desenvolvimentista dos países da América do Sul. Rio de Janeiro, Intersul, 2011.

BELLUZZO, L. G. M.; ALMEIDA, J. S. G. Depois da Queda: a economia brasileira da crise da dívida aos impasses do Real. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Apresenta informações sobre o Ministério e suas atividades. Disponível em: <http://www.mda.gov.br >. Acesso em 10 de novembro de 2010.

________. Território da Cidadania. Matriz de ações 2008. Disponível em: <http://www.territoriosdacidadania.gov.br/>. Acesso em 14 de março de 2014.

________. Território da Cidadania. Apresenta informações sobre o programa e suas ações. Disponível em: <http://www.territoriosdacidadania.gov.br/>. Acesso em 10 de abril de 2011.

________. Portal da Transparência. Reúne e disponibiliza as informações sobre a aplicação de recursos federais no Portal da Transparência. Disponível em: <http://www.portaldatransparencia.gov.br/>. Acesso em 10 de janeiro de 2014.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2000. Disponível em <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 29 de fevereiro de 2014.

JESUS, C. M. Desenvolvimento Territorial Rural: análise comparada entre os territórios constituídos autonomamente e os induzidos pelas políticas públicas no Brasil e na Espanha. 2013. Uberlândia: 287 p. (Tese de doutorado).

OCAMPO, J. A. Más allá del Consenso de Washington: una agenda de desarrollo para América Latina. México-DF, Cepal, 2005.

ORTEGA, A.C. Territórios Deprimidos: Os desafios das políticas de desenvolvimento territorial rural. Campinas: Alínea, 2008.

ORTEGA, A.C; JEZIORNY, D. L. Vinho e Território: a experiência do Vale dos Vinhedos. Campinas: Alínea, 2011.

ORTEGA, A.C; JESUS, C. M. Café e Território: a cafeicultura no Cerrado Mineiro. Campinas: Alínea, 2012.

VEIGA, José E. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002.

WILLIANSON, O. E. The economic Institutions of Capitalism: Firms, Markets, Relational Contracting. New York, The Free Press, 1990

WORLD BANK. Rural development estrategy and action plan for the Latin America and Caribbean region. New York: vol.1, set. 2001.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Economia e Políticas Públicas, R. (2021). DESENVOLVIMENTO RURAL EM MINAS GERAIS: RESULTADOS DE UMA DÉCADA DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS TERRITORIAIS. Revista Economia E Políticas Públicas, 2(1), 09–36. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4075

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>