O PAPEL DOS AGENTES SOCIAIS E DAS INSTITUIÇÕES NA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Autores

  • Sidinéia Maria de Souza Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

Resumo: O desenvolvimento territorial se refere a um conjunto de ações sociais e econômicas que é articulado por diferentes atores, centrados em um dado território e vinculados de acordo com o sistema local. Os territórios são construções socioeconômicas e institucionais realizadas por esses atores sociais que utilizam o poder simbólico (produto histórico de processos sociais, econômicos e políticos) sobre o ambiente biofísico, convertendo-o em seu território. Esse artigo analisa a relação entre práticas de economia solidária e desenvolvimento territorial por intermédio da avaliação de que modo a existência (ou inexistência) de atividades econômicas solidárias tem sido elemento facilitador (ou dificultador) do desenvolvimento territorial no Norte de Minas e qual o papel dos agentes sociais e das instituições nesse processo. O objeto de estudo foram três empreendimentos econômicos solidários – EES que se constituíram a partir de organização coletiva e autogestão. O estudo nos traz a percepção de que práticas de economia solidária contribuem para o processo de desenvolvimento territorial, no entanto, ainda é necessário avançar em muitos pontos, como no maior apoio de políticas públicas ao movimento de economia solidária, escasso apoio econômico aos empreendimentos solidários, ampliação das redes de produção e comercialização solidária.


Palavras-chave: atores sociais, institucionalidades, economia solidária eNorte de Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidinéia Maria de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Professora efetiva do Departamento de Ciências Econômicas da Unimontes. Campus Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Referências

BENKO, G. “Economias e territórios em mutação”. In: Benko, G. Economia, Espaço e Globalização na Aurora do Século XXI. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2002. p. 19-101.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand-Brasil, 2007.

BRANDÃO, C. R. O campo da economia política do desenvolvimento: o embate com os ‘localismos’ na literatura e nas políticas públicas contemporâneas. In: Brandão, C.A. Território & Desenvolvimento. As múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas, Editora da Unicamp, 2007.

DAYRREL, Carlos. Os Geraizeiros Descem a Serra ou a Agricultura de Quem não Aparece nos Relatórios dos Agrobussines. In: LUZ, Cláudia.; DAYRREL, Carlos (org.). Cerrado e Desenvolvimento: Tradição e Atualidade em Montes Claros: CAANM; Goiânia: Agência Ambiental de Goi[as, 2000.

FISCHER, Tânia. Poderes Locais, Desenvolvimento e Gestão: Introdução à uma nova agenda. In: FISCHER, Tânia (org.) Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador, BA: Casa da qualidade, 2002.

GOGELIER, Maurice. O enigma do dom. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GOMES, F. P; KLEIN. M. J; STEFFEN, M; MIRIANI, S. Introdução a Economia Solidária. Modulo 2. Introdução a Economia Solidária. Ministério do Trabalho –M.T.E e Secretária do Estado de Economia Solidária - SENAES Disponível no site: , Projeto Casa Brasil. 2007 a. Acesso em: março/2014.

GRANOVETTER, M. “Ação econômica e estrutura social: o problema da incrustração.” In: Marques, R. e Peixoto (orgs.) A Nova Sociologia

Econômica: Uma Antologia. Oeiras-Portugal, Celta Editora, 2003.

HAESBAERT, R. “Definindo Território para entender a Desterritorialização” In: Haesbaert, R. O mito da desterritorialização. Do “fim dos territórios” à multiterritorializadade. Rio de Janeiro, Editora Bertrand, 2006. Págs. 35-98.

KLEIN. M. J; STEFFEN, M; MIRIANI, S. Introdução a Economia Solidária. Modulo 2. Introdução a Economia Solidária. Ministério do Trabalho –M.T.E e Secretária do Estado de Economia Solidária - SENAES Disponível no site: www.casabrasil.gov.br, Projeto Casa Brasil. 2007 a. Acesso em março/2014.

LESSA, Simone. Narciso. Mesonorte: diagnóstico para a agenda de desenvolvimento integrado e sustentável da Mesorregião do Norte de Minas: Unimontes, 2007.

LLORENS, Albuquerque, F. Desenvolvimento econômico local. Rio de Janeiro: BDMG, 2001.

MARIANI, M. A. P. ARRUDA, D. de O. Território, territorialidade e desenvolvimento local: um estudo de caso dos Empreendimentos

Econômicos Solidários de Corumbá/MS. 48º Congresso da SOBER, Campo Grande–Mato Grosso do Sul. 25 a 28 de junho de 2010.

MULS, Leonardo Marco. Território: o conceito de capital social e a importância da formação de redes entre organismos e instituições locais. Revista Economia. Janeiro/abril 2008.

OGANDO, C. Uma proposta de indicadores sociais e econômicos para a avaliação de empreendimentos econômicos solidários. In: Olhares multidisciplinares sobre economia solidária: Reflexões a partir de experiências do Programa Tecnosociais. RONCATO, et. al. Cadernos IHU. Ano 10, nº41, 2012.

OLIVEIRA, Marcos Fábio Martins de. O processo de formação de Montes Claros e da Área Mineira da SUDENE. In: OLIVEIRA, Marcos Fábio Martins de; RODRIGUES, Luciene (Org.). Formação social e econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Editora Unimontes, 2000.

ORTEGA, Antônio. César. Territórios Deprimidos. Os Desafios do Desenvolvimento Rural. Campinas-SP, Alínea; Uberlândia-MG, Edufu,

PEREIRA, Laurindo Mékie. Em nome da região a serviço do capital: o regionalismo político norte-mineiro. Tese (Dourado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Econômica. Universidade de São Paulo (UPS), São Paulo, 2007.POLANYI, Karl. A Subsistência do homem: e ensaios correlatos. Organização Kari Polanyi Levitt; introdução Michele Cangiani; tradução Vera Ribeiro; revisão César Benjamin. – Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

REIS. J. Ensaios de economia Impura. Coimbra, edições Almedina, 2007.

RODRIGUES, Luciene. (org.); CARDOSO, José Maria; OLIVEIRA, Marcos Fábio. Formação social e econômica do Norte de Minas. Montes Claros: UNIMONTES, 2000.

SANTOS, Milton. O Retorno do território. OSAL: Observatório Social de América Latina. Ano 6. N 16. Um. 2005.

______. O retorno do território. SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia; SILVEIRA, María Laura. Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994.

SINGER, P. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. In:SANTOS, Boaventura de Souza Santos (org.) Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

______. Desenvolvimento capitalista e desenvolvimento solidário. São Paulo, Revista de Estudos Avançados, número 51, 2004.

TELLES, Selva de Souza Lima. Velhos atores, novas práticas: desenvolvimento tecnológico e modernização conservadora no Norte de

Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, Unimontes, Montes Claros, 2006.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Como Citar

Souza, S. M. de . (2021). O PAPEL DOS AGENTES SOCIAIS E DAS INSTITUIÇÕES NA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. Revista Economia E Políticas Públicas, 4(2), 55–78. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4033

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)