INEMONTES E A CARAVANA CERRADO EMPREENDEDOR: DESENVOLVIMENTO REGIONAL E NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL

Autores

  • Sara Gonçalves Antunes de Souza Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Dario Alves de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Sidinéia Maria de Souza Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Igor Veloso Colares Batista Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

Resumo: Negócios de Impacto Social – NIS, que aliam a base lógica dos negócios, busca de rentabilidade financeira com o propósito de transformação socioambiental nas áreas em que estão inseridos, são uma alternativa para o desenvolvimento territorial do entorno em que estão inseridos, principalmente em territórios deprimidos economicamente. Aqui, entende-se que territórios extrapolam a divisão espacial geográfica do Estado-Nação, sendo construções socioeconômicas e institucionais realizadas por diferentes atores sociais. Atuando no desenvolvimento da região Norte de Minas Gerais, a Inemontes – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros, vem contribuindo para a solução dos problemas sociais e ambientais, voltados, principalmente, para população de baixa renda. Os resultados da atuação da Inemontes demonstram que a atuação de incubadora de empresas incentivando negócios de impacto social é fator de promoção do desenvolvimento territorial.

Palavras-chave : Inemontes, Negócios de Impacto Social, Desenvolvimento Regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Gonçalves Antunes de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Economia Industrial e Tecnologica (UFRJ). Professora e Coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes. Diretora da Inemontes.

Dario Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em Fitotecnia (UFV). Professor da Unimontes. Diretor da Inemontes.

Sidinéia Maria de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Economia(UFU). Professora da Unimontes. Assessora de Projetos da Inemontes.  

Igor Veloso Colares Batista, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Controladoria e Contabilidade (USP). Professor da Unimontes. Assessor de Projetos da Inemontes.

Referências

Referências

BASTOS, E.M.A.F. Relato dos Resultados das Pesquisas com Mel de Aroeira. Vídeo Institucional. Belo Horizonte: FUNED, 2017.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand-Brasil, 2007.

BRANDÃO, C. R. O campo da economia política do desenvolvimento: o embate com os „localismos na literatura e nas políticas públicas contemporâneas. In: Brandão, C.A. Território & Desenvolvimento. As múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas, Editora da Unicamp, 2007.

DUTRA SANTOS, Ailana Fernanda Silva; SOUZA, Sara Gonçalves Antunes.Apicultura no Norte de Minas: Cooperativismo e Novos Desafios. VIII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. Pirapora, 2019 a.Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/147035.pdf

DUTRA SANTOS, Ailana Fernanda Silva; SOUZA, Sara Gonçalves Antunes. Apicultura no Norte de Minas: Cooperativismo e Novos Mercados. In: Anais do 5º encontro brasileiro de pesquisadores em cooperativismo (EBPC). Anais...Brasília(DF) IFB - Campus Gama, 2019 b. Disponível em: www.even3.com.br/Anais/ebpc/170173-APICULTURA-NO-NORTE-DEMINAS—COOPERATIVISMO-E-NOVOS-MERCADOS

FISCHER, Tânia. Poderes Locais, Desenvolvimento e Gestão: Introdução à uma nova agenda. In: FISCHER, Tânia (org.) Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador, BA: Casa da qualidade, 2002.

FREITAS, V. M.P. A indicação geográfica do artesanato com sempre-vivas da comunidade de Galheiros, município de Diamantina-MG. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/PPGB, 2019.

GALIZONI, F.M; RIBEIRO, E.M. Notas sobre água e chuva: o Programa Um Milhão de Cisterna no semi-árido mineiro. XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em Caxambú-MG – Brasil, de 20- 24 de Setembro de 2004.

HAESBAERT, R. “Definindo Território para entender a Desterritorialização” In: Haesbaert, R. O mito da desterritorialização. Do “fim dos territórios” à multiterritorializadade. Rio de Janeiro, Editora Bertrand, 2006. Págs. 35-98.

MULS, Leonardo Marco. Território: o conceito de capital social e a importância da formação de redes entre organismos e instituições locais. Revista Economia. Janeiro/abril 2008.

OLIVEIRA,M.F.M.; RODRIGUES, L.(Org.). Formação Social e Econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Editora Unimontes, 2000.

ORTEGA, A. C. Territórios Deprimidos. Os Desafios do Desenvolvimento Rural. Campinas-SP, Alínea; Uberlândia-MG, Edufu, 2008.

ORTEGA, A. C.. & MATOS, V. A. Território, Desenvolvimento Endógeno e Capital Social em Putnam e Bordieu. Política & Sociedade, vol. 12 – nº 24. Mai/agosto 2013.

ORTEGA, A. C. As Políticas Territoriais Rurais No Brasil: As Ações Do Governo Federal In: ORTEGA, A. C.; PIRES, M.J.S.(Org.) As Políticas Territoriais Rurais e a Articulação Governo Federal e Estadual: um estudo de caso da Bahia. IPEA: Brasília, 2017.

SANTOS, E.M.S. et al. Atividade do mel na proliferação e migração do carcinoma de células escamosas de boca: análise in vitro e bioinformática. Academic Journals: Scientific Research and Essays [on line]. Vol. 13 (15), PP.158-171, 2018. Disponível em<http://www.academicjournals.org/SRE>. ISSN 1992-2248. Doi: 10.5897/SRE2018.6590. Acesso em novembro de 2018.

SCHISTEK, H. “Como conviver com o semi-árido”. In Caritas Brasileira, Comissão Pastoral da Terra, FIAN. Água de chuva – o segredo de convivência com o semi-árido. São Paulo, Paulinas, 2001.

SOUZA, S. M DE; SOUZA, S. G. A DE, VELOSO, I. A INEMONTES Como Agente de Promoção do Desenvolvimento Territorial. 13º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG). Unimontes, 5 a 8 de novembro de 2019. Montes Claros/MG. ISNN: 1806-549x

SPYER, D. C. A Indicação Geográfica por Denominação de Origem do Mel de Aroeira do Norte de Minas. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/PPGB, 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-22

Como Citar

Souza, S. G. A. de ., Oliveira, D. A. de ., Souza, S. M. de ., & Batista, I. V. C. . (2021). INEMONTES E A CARAVANA CERRADO EMPREENDEDOR: DESENVOLVIMENTO REGIONAL E NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL. Revista Economia E Políticas Públicas, 8(1). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/3971

Edição

Seção

Artigos