A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Aldirene Alves dos Santos Secretaria de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021031

Palavras-chave:

inclusão, professor, legislação

Resumo

Este artigo apresenta resultado de uma pesquisa realizada a partir de uma abordagem qualitativa cujo eixo de discussão foi à capacitação do professor e o desafio diante da educação inclusiva. Teve como problema: Até que ponto os professores do ano de 2013 das séries iniciais do ensino fundamental da Escola x, encontram-se capacitado para desenvolver atividades docentes em uma perspectiva inclusiva? Tinha -se como hipótese que os professores das escolas de Urucuia não foram preparados para vivenciar a educação inclusiva na formação inicial. O objetivo era, compreender se os professores das séries iniciais do ensino fundamental da Escola x encontram-se capacitado para desenvolver atividades docentes em uma perspectiva inclusiva. Foram feitas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, sendo que, para a coleta de dados o instrumento utilizado foi a entrevista estruturada com professores da séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa bibliográfica fundamentou em autores como Glat e Fernandes (2011), Barros (2013), Sánchez (2005), Beyer (2006), Mazzotta (2002), A conclusão foi que o corpo docente em questão não encontra-se capacitado ou seja, precisa de uma formação continuada, pois percebe-se que os professores têm conhecimento sobre o tema, mas de forma generalizada e não no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Aldirene Alves dos Santos, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Graduada em Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil Unimontes. Pós Graduada em Psicopedagogia e Gestão, Supervisão, Orientação e Inspeção. Servidora Celetista da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Alves dos Santos, A. (2021). A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ciranda, 5(3), 113–124. https://doi.org/10.46551/259498102021031

Edição

Seção

Educação Inclusiva