DIFERENÇAS ENTRE PERFORMANCE E INTERPRETAÇÃO NAS PESQUISAS EM MÚSICA: UTILIZANDO ESTUDOS EM COGNIÇÃO E CONTROLE MOTOR PARA ELUCIDAR O DEBATE

Autores

  • Renan Cézar Antunes Índio do Brasil UNIMONTES
  • Daniel Bruno Oliveira Lopes IFRS

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022008

Palavras-chave:

cognição; controle motor; interpretação; performance

Resumo

Estudos sobre a prática musical, são compostos por uma multiplicidade de perspectivas a serem
analisadas. Pesquisas sobre harmonia, métrica, técnicas avançadas, fraseado, fraseado aplicado a
determinados estilos e/ou períodos, musicologia aplicada, entre outras, compõem apenas algumas
deste vasto campo. Contudo, diante de tão diversificadas possibilidades, há o desafio em classificar
adequadamente os termos “performance” e/ou "interpretação'' para cada tipo de estudo escolhido.
Assim, o objetivo geral deste trabalho é entender qual é a forma mais adequada para o uso dos
termos“performance/performer” nas pesquisas sobre prática musical, utilizando como norte estudos
sobre cognição e controle motor e, traçando em paralelo, suas divergências com os termos
“interpretação/intérprete”. Para alcançar o objetivo proposto, foi necessário responder aos seguintes
objetivos específicos: quais as características e processos melhor definem o termo performance? Quais
as principais diferenças entre performance e interpretação? Para isso, este estudo usou uma abordagem
qualitativa, exploratória e descritiva tendo como método, a pesquisa bibliográfica em banco de dados
de artigos, teses e dissertações. Os resultados atingiram o proposto, mostrando um norte em busca do
entendimento sobre a caracterização dos termos “performance” e “interpretação”, ajudando futuros
trabalhos sobre práticas musicais a melhor definir o seu uso em cada situação

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Biografia do Autor

Renan Cézar Antunes Índio do Brasil, UNIMONTES

Licenciado em Artes com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Montes
Claros (UNIMONTES)

Daniel Bruno Oliveira Lopes, IFRS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de Ouro Preto (UFOP).

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Antunes Índio do Brasil, R. C., & Oliveira Lopes, D. B. . (2022). DIFERENÇAS ENTRE PERFORMANCE E INTERPRETAÇÃO NAS PESQUISAS EM MÚSICA: UTILIZANDO ESTUDOS EM COGNIÇÃO E CONTROLE MOTOR PARA ELUCIDAR O DEBATE. Revista Ciranda, 6(01), 123–133. https://doi.org/10.46551/259498102022008

Edição

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Artigos