EDUCAÇÃO DO CAMPO E TURISMO RURAL COMO RESISTÊNCIAS À EXPANSÃO DESENFREADA DO AGRONEGÓCIO: CURSOS PROPOSTOS E VIABILIZADOS DE DESENVOLVIMENTO AGROECOLÓGICO ENQUANTRO ESTRATÉGIAS DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Vagner Luciano de Andrade Universidade de Taubate - UNITAU
  • Ana Paula da Silva Dib Universidade de Taubate - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021005

Palavras-chave:

: Agroecologia, Ecologia Campesina, Educação do Campo, Gestão Ambiental, Turismo Rural.

Resumo

Em tempos latentes de etnocentrismo e de múltiplas mazelas urbanoindustriais, o desenvolvimento camponês e a paisagem cultural rural se veem
ameaçados e destituídos de suas múltiplas essências e legitimidades.
Movimentos sociais de diferentes partes do país a partir de uma historicidade
de resistência e reanálise da realidade agrícola brasileira apresentam a cultura
camponesa observada particularmente com seus contextos, signos, significados
e significantes. Nesta multiplicidade de ação, a ecologia campesina e a gestão
ambiental se protagonizam como frentes de resistência à expansão desenfreada
do agronegócio capitalista, neoliberal e insustentável. Neste sentido, o presente
trabalho, a partir de ampla revisão bibliográfica destaca as propostas atuais
e/ou pretéritas de viabilização de cursos interdisciplinares, técnicoprofissionalizantes e/ou graduação-especialização nas áreas de Agroecologia,
Educação do Campo e Turismo Rural enquanto frentes estratégicas de
resistência, ressignificação e consecutivo desenvolvimento sustentável dos
estudantes camponeses

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Luciano de Andrade, Universidade de Taubate - UNITAU

Graduado em Ciências Biológicas (FIAR/2018), Geografia e Análise Ambiental
(UNIBH?2007), Gestão Ambiental (UNICESUMAR/2019) e História (UNICESUMAR/2018).
Discente dos Cursos de Agroecologia e Agronegócio (UNITAU). Voluntário da Rede Ação
Ambiental. 

Ana Paula da Silva Dib, Universidade de Taubate - UNITAU

Graduada em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1994), mestrado em
Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
(2000) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
Filho (2009). Docente dos Cursos de Agroecologia e Agronegócio (UNITAU). 

Referências

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4ª.ed. – Porto

Alegre: Editora da UFRGS, 2004. Disponível em

<https://s3.wreducacional.com.br/13/2088/4708.pdf> Acesso em 20. Mai. 2020

ANDRADE, Vagner Luciano de. Opinião: Era pós-contemporânea ou tecnológica? In: Boletim

UFMG. Nº 1885 - Ano 41, Publicado em 17.11.2014. Disponível em

https://www.ufmg.br/boletim/bol1885/2.shtml> Acesso em 20. Mai. 2020

BALLA, João Vitor Quintas; MASSUKADO, Luciana Miyoko; PIMENTEL, Vania Costa. Panorama

dos cursos de agroecologia no Brasil. In: Revista Brasileira de Agroecologia. 9(2): 3-14 (2014). .

Disponível em <https://orgprints.org/27319/1/Balla_Panorama%20dosos.pdf> Acesso em 20. Mai.

BRASIL. DECRETO Nº 7.352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010: Dispõe sobre a política de

educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.

Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-denovembro-de-2010/file> Acesso em 20. Mai. 2020

BRASIL. Oferta de cursos de Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO. Disponível

em <http://portal.mec.gov.br/pet/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada223369541/18784-oferta-de-cursos-de-licenciatura-e> Acesso em 20. Mai. 2020

CALDART, Roseli Salete (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo:

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. 788 p. . Disponível em

<http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/fpdf> Acesso em 20. Mai. 2020

CARVALHO, Diana Mendonça de; COSTA, José Eloízio da. CADEIA PRODUTIVA E

COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL. In: Revista GeoNordeste. Nº 2, Ano XXIV -

Edição Especial 2013, p. 33. Disponível em

https://seer.ufs.br/index.php/geonordeste/article/view/1509 > Acesso em 20. Mai. 2020

CHAGAS, Juarez e Silva. A Morte e suas Representações. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. 280 p. .

Disponível em

https://books.google.com.br/books/about/A_Morte_E_Suas_Representa%C3%A7%C3%B5es.html?id

=q2pruQEACAAJ&redir_esc=y> Acesso em 20. Mai. 2020

CHAPLIN, Charles. O Caminho da Vida. In: Site Pensador. Disponível em

<https://www.pensador.com/frase/MjU2MjM/> Acesso em 20. Mai. 2020

CRUZ, Valter do Carmo. Povos e comunidades tradicionais. In: CALDART, Roseli et al. Dicionário

da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. São Paulo:

Expressão Popular, 2012.

FREITAS, C. B.; PINHO, L. A.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Educação do Campo: da luta à

conquista de direitos. Belo Horizonte: FaE/CAED/UFMG, 2013. 44p.

FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Plano de Curso Técnico em Agropecuária. Disponível em

<http://www.fha.mg.gov.br/sites/default/files> Acesso em 20. Maio. 2020

FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo. Disponível em

<http://fha.mg.gov.br/pagina/fha/escola-tecnica> Acesso em 20. Mai. 2020

FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Plano de Curso Técnico em Agroecologia Subsequente ao

Ensino Médio em Regime de Alternância: Turma I. Ibirité – MG. Setembro/2018. Disponível em

<http://www.fha.mg.gov.br/sites/default/files/documentos/pdf> Acesso em 20. Mai. 2020

GOMES, Thiago Oliveira. Formação superior em agroecologia e educação do campo: práticas

sociais que transbordam áreas de conhecimento (Dissertação Pós- Graduação em Agroecologia).

Universidade Federal de Viçosa Viçosa/MG. 2014.

GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro Séculos de Latifúndio. Rio de Janeiro, Editora. Paz e Terra,

LADWIG, Nilzo Ivo; COSTA, Rogério Santos da (org.). Vinte anos da queda do muro de Berlim :

um debate interdisciplinar. Palhoça: Ed. Unisul, 2009. 183 p. Disponível em

https://riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/1940/Vinte%20anos%20da%20queda%20do%20muro%

-%20Ed%20Unisul.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 20. Maio. 2020

LEONIDIO, Adalmir. Sentido histórico do ódio e da crueldade no Brasil. In: Fragmentos –

Diversitas, Ano 1/N. 3, jul. 2017.

MARQUESE, Rafael de Bivar. A dinâmica da escravidão no Brasil: Resistência, tráfico negreiro e

alforrias, séculos XVII a XIX. In: Novos estudos CEBRAP no.74 São Paulo Mar. 2006. Disponível

em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002006000100007> Acesso

em 17. Mai. 2020

MEAD, Margareth. Nunca duvide. In: Site Pensador. Disponível em

https://www.pensador.com/frase/MTAyMDIxMA/ > Acesso em 20. Mai. 2020

MOURA, Antônio de Paiva. Médio Paraopeba e seu saber viver. Bonfim: Prefeitura Municipal,

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. Educação do campo e a teoria critica em Gramsci. .

Disponível em

<http://universidadetuiuti.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/pdfs/cad_pesq8/6_educacao_campo_cp8.pdf>

Acesso em 20. Mai. 2020

PEREZ, Frederico; ROZEMBERG, Brani (1999). Capítulo 15 - É VENENO OU É REMÉDIO? Os

desafios da comunicação rural sobre agrotóxicos. Disponível em

https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/dpdf > Acesso em 20. Mai. 2020

PORTAL EAD. Carreiras: Curso de Ciências Agrárias em EAD. Disponível em

<https://www.ead.com.br/carreiras/curso-de-ciencias-agrarias> Acesso em 20. Mai. 2020

RIBEIRO, Eduardo Magalhães. et al. Agricultura familiar e programas de desenvolvimento rural

no Alto Jequitinhonha. In: Revista de Economia e Sociologia Rural. vol.45 no.4 Brasília Out./Dec.

Disponível em < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid> Acesso em 20. Mai.

RIBEIRO, Eduardo Magalhães; GALIZONI, Flávia Maria. Sistemas agrários, recursos naturais e

migrações no Alto Jequitinhonha, Minas Gerais. In: TORRES, H.; COSTA, H. (Orgs.). População

e meio ambiente: debates e desafios. São Paulo: Senac-SP, 2000.

SACCOMANI, Raquel; MARCHI, Luís Fernando Bartolomeu; SANCHES, Rosely Alvim.

PRIMAVERA SILENCIOSA: uma resenha. In: Revista On Line Saúde em Foco UNIFIA. Edição

nº 010, Ano 2018 Página 739. Disponível em < http://portal.unisepe.com.br/unifia/saude-emfoco/ano-2018/ > Acesso em 20. Maio. 2020

SCORTEGAGNA, Liamara; DALMAGRO, Neide Maria. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO

FATOR INCLUSIVO NA AGRICULTURA FAMILIAR. Maio de 2009. Disponível em

http://www.abed.org.br/congresso2009/CD > Acesso em 20. Mai. 2020

TARDIN, José Maria. Cultura camponesa. In: CALDART, Roseli Salete (org.). Dicionário da

Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio,

Expressão Popular, 2012, p. 180-188. Disponível em

http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf > Acesso em 20. Mai. 2020

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ – UNITAU. Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.

Disponível em <https://unitauead.com.br/cursos/graduacao/superior-de-tecnologia/agroecologia/>

Acesso em 20. Mai. 2020

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UNC. BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO

RURAL SUSTENTÁVEL E AGROECOLOGIA - CAMPUS CONCÓRDIA. Disponível em

https://www.universia.com.br/estudos/universidade-contestado/bacharelado-desenvolvimento-ruralsustentavel> Acesso em 20. Mai. 2020.

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL. Curso Superior de Tecnologia

em Agronegócio. Disponível em <http://www.unisul.br/presencial/graduacao/gestao / > Acesso em

Mai. 2020

VICE-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS da PUC-RIO. Biblioteca Virtual Maxwell.

Asas como herança: Núcleo de Memória comemora 80 anos da PUC-Rio com marcos físicos e

simbólicos e lança concurso de monografias. Disponível em <http://vrac.pucrio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?> Acesso em 20. Maio. 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

Andrade, V. L. de, & Dib, A. P. da S. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO E TURISMO RURAL COMO RESISTÊNCIAS À EXPANSÃO DESENFREADA DO AGRONEGÓCIO: CURSOS PROPOSTOS E VIABILIZADOS DE DESENVOLVIMENTO AGROECOLÓGICO ENQUANTRO ESTRATÉGIAS DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL. Revista Ciranda, 5(1), 77–98. https://doi.org/10.46551/259498102021005

Edição

Seção

Artigos